logo Radioagência Nacional
Política

PR tem até segunda-feira para decidir substituto de Arruda

Baixar
Katiana Rabelo
10/09/2014 - 15:00
Brasília

O prazo de substituição dos candidatos para as eleições termina na próxima segunda-feira (15). A troca pode ser feita pelo partido ou pela coligação em caso de desistência ou registro indeferido.

 

Na disputa para o Palácio do Buriti, a incerteza ainda é em relação ao candidato José Roberto Arruda (PR). O Superior Tribunal de Justiça confirmou, nesta terça-feira (9), a condenação do ex-governador por improbidade administrativa. Assim, Arruda continua sendo ficha suja. Agora está nas mãos dos ministros do TSE, Tribunal Superior Eleitoral, confirmarem a impugnação da candidatura, votando os recursos dos advogados de Arruda. Isso deve ser definido nos próximos dias.


O cientista político e pesquisador da Universidade de Brasília, Antônio Flávio Testa, conta que os aliados de Arruda estudam trocar o candidato ao GDF. O receio é que a impugnação seja mantida e a coligação fique fora da disputa. Se a candidatura de José Roberto Arruda for mantida, ele deve continuar a batalha na justiça para disputar o pleito e para ser diplomado governador, caso ganhe as eleições.

 

De acordo com a legislação eleitoral, se Arruda vencer e as condenações forem confirmadas, será convocada nova eleição se ele tiver recebido mais da metade dos votos válidos. Caso contrário, o segundo colocado na disputa é quem toma posse.

x