Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho disputam segundo turno na PB

Publicado em 23/10/2014 - 17:00 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

Os mais de dois milhões e oitocentos mil eleitores paraibanos decidem entre Cássio Cunha Lima, do PSDB, e Ricardo Coutinho, do PSB.

 

Cássio Cunha Lima busca o terceiro mandato como governador, cargo que também já foi comandando por seu pai, Ronaldo Cunha Lima.

 

Nascido em Campina Grande, Cássio se formou em direito pela Universidade Estadual da Paraíba. Começou a carreira política aos 23 anos, quando se elegeu deputado federal. Foi também prefeito de Campina Grande por três vezes.

 

Em 2002, se tornou governador pela primeira vez, e foi reeleito em 2006, quando teve o mandato cassado por uso da máquina pública a favor de sua candidatura à reeleição. Em 2010 elege-se senador, mas teve o registro negado pelo TSE com base na Lei da Ficha Limpa.

 

Em 2011, decisão do Supremo Tribunal Federal permite que ele retome o mandato. Como senador integrou a CPI Mista do Cachoeira.

 

Ricardo Coutinho concorre à reeleição. Foi vereador de João Pessoa, deputado estadual e prefeito da capital por duas vezes. Em 2010, renunciou à prefeitura para disputar o governo do estado, sendo eleito em segundo turno com 53% dos votos válidos.

 

Além de governador, é presidente do PSB estadual. Farmacêutico de formação, tendo iniciado a vida política nos movimentos estudantis nos anos 70. Chegou a ser presidente do Centro Acadêmico de Farmácia da Universidade Federal da Paraíba.

 

Na época, foi aprovado no concurso de farmacêutico do Hospital Universitário. Tem 53 anos e é casado.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo