No dia da eleição, é proibido a chamada boca de urna. Ela acontece quando eleitores e candidatos fazem propagandas e tentam convencer outras pessoas nas ruas. A prática é considera crime e pode levar a prisão de seis meses a um ano; ou a prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período; ou ainda o pagamento de multas que variam de cinco à cerca de R$ 15 mil.
No dia da votação, também está proibido o uso de alto-falantes e amplificadores de som. Comícios, carreatas ou qualquer tipo de propaganda política são considerados boca de urna.
Apesar dessas proibições, o eleitor ainda pode manifestar a preferência por um candidato, desde que seja individualmente e de forma silenciosa. Na hora de votar, o cidadão pode usar bandeira, camisa, broches ou adesivos do candidato.
![Print Paulo Pinto/Agência Brasi São Paulo (SP) 14/02/2025 - Centro de Sismologia da USP nega terremoto após alerta do Google.
Print Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Gleb Garanich/Direitos Reservados Vista da usina nuclear de Chernobyl](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Elza Fiúza/Agência Brasil/Arquivo lavoura agricultura familiar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Dep. Daniel Silveira (PSL - RJ)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)