logo Radioagência Nacional
Política

Waldez Góes e Camilo Capiberibe disputam votos no Amapá

Baixar
Priscilla Mazenotti
24/10/2014 - 18:20
Brasília

No Amapá, os 455 mil eleitores vão escolher entre Waldez Góes, do PDT, e Camilo Capiberibe, do PSB. No primeiro turno, 42% dos eleitores votaram em Góes.

 

 

Ele já foi governador do estado duas vezes: em 2003 e 2010, quando deixou a vaga para concorrer ao Senado, mas não se elegeu.

 

Durante a campanha, foi preso pela Operação Mãos Limpas, acusado de participar de esquema de desvio de recursos públicos. Foi solto dez dias depois. O processo ainda corre na Justiça.

 

 

Waldez Góes também já foi deputado estadual, entre 1995 e 1999. Concorreu à prefeitura da capital, Macapá, em 1996, e ao governo do estado em 1998, mas foi derrotado. Ele tem 53 anos e é casado.

 

 

Já Camilo Capiberibe, do PSB, é candidato à reeleição. Nascido no Chile quando os país, os também políticos João Capiberibe e Janete Capiberibe, estavam no exílio.

 

Estudou Direito na PUC de Campinas e fez mestrado em ciências políticas na Universidade de Montreal, no Canadá. Começou a vida política no movimento estudantil e foi um dos secretários do PSB no estado.

 

 

Em 2006, foi eleito deputado estadual. Dois anos depois, concorreu à prefeitura da capital, Macapá, mas perdeu em segundo turno para Roberto Rodrigues Góes. Em 2010, foi eleito governador com mais de 170 mil votos.

x