Waldez Góes e Camilo Capiberibe disputam votos no Amapá

Publicado em 24/10/2014 - 18:20 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

No Amapá, os 455 mil eleitores vão escolher entre Waldez Góes, do PDT, e Camilo Capiberibe, do PSB. No primeiro turno, 42% dos eleitores votaram em Góes.

 

 

Ele já foi governador do estado duas vezes: em 2003 e 2010, quando deixou a vaga para concorrer ao Senado, mas não se elegeu.

 

Durante a campanha, foi preso pela Operação Mãos Limpas, acusado de participar de esquema de desvio de recursos públicos. Foi solto dez dias depois. O processo ainda corre na Justiça.

 

 

Waldez Góes também já foi deputado estadual, entre 1995 e 1999. Concorreu à prefeitura da capital, Macapá, em 1996, e ao governo do estado em 1998, mas foi derrotado. Ele tem 53 anos e é casado.

 

 

Já Camilo Capiberibe, do PSB, é candidato à reeleição. Nascido no Chile quando os país, os também políticos João Capiberibe e Janete Capiberibe, estavam no exílio.

 

Estudou Direito na PUC de Campinas e fez mestrado em ciências políticas na Universidade de Montreal, no Canadá. Começou a vida política no movimento estudantil e foi um dos secretários do PSB no estado.

 

 

Em 2006, foi eleito deputado estadual. Dois anos depois, concorreu à prefeitura da capital, Macapá, mas perdeu em segundo turno para Roberto Rodrigues Góes. Em 2010, foi eleito governador com mais de 170 mil votos.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo