Celina Guimarães Vianna foi primeira eleitora do país

Publicado em 24/02/2015 - 07:14 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

A edição do Viva Maria desta terça-feira (24) presta homenagem às mulheres que nos idos de 1910 deram início ao movimento pelo sufrágio feminino - a começar pela professora Deolinda Daltro, que fundou no Rio de Janeiro o Partido Republicano Feminino. Impossível esquecer também a luta que se travou a partir de 1919 quando a bióloga Bertha Lutz fundou a Liga pela Emancipação Intelectual da Mulher.

 

No nordeste, a pioneira professora Celina Guimarães Vianna conseguiu seu registro para votar na década de 20, e é apontada como sendo a primeira eleitora do Brasil. Nascida no Rio Grande do Norte, ela requereu sua inclusão no rol de eleitores do município de Mossoró-RN em novembro de 1927.


O Rio Grande do Norte ingressou na história do Brasil como o Estado pioneiro no reconhecimento do voto feminino. Foi lá também que as brasileiras conseguiram eleger a primeira prefeita do Brasil. O fato aconteceu em 1929, quando Alzira Soriano elegeu-se na cidade de Lages.

 

De lá pra cá, como diz a atriz Cida Mendes, na pele de sua personagem Concessa, continuamos muito “pouquinha”. Nossa baixa representatividade no Congresso Nacional chega a ser aviltante. No Senado, hoje, são 13 senadoras no total de 81 cadeiras (16%). Na Câmara, são 51 deputadas, ou 10% dos 513 membros.


E se você aí se pergunta afinal por quê ainda vivemos tamanha desigualdade, escute agora a opinião da jornalista Jacira Mello que é diretora executiva do Instituto Patricia Galvão e há anos debate a relação que nós Marias temos com o poder.

 

Até sexta-feira (27), Viva Maria promove a Semana Chiquinha Gonzaga, em homenagem aos 83 anos do voto feminino no Brasil.

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Estados e municípios voltam a receber vacinas do Ministério da Saúde

Após alguns dias com escassez de doses de vacinas contra o coronavírus, estados e municípios voltaram a receber os imunizantes do Ministério da Saúde; e anunciam a retomada da vacinação. 

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro retoma imunização de idosos contra covid-19

O município recebeu mais 84 mil novas doses da Oxford/AstraZeneca e aguarda a chegada de 21 mil doses da Coronavac. A retomada começou pelas pessoas de 82 anos. Amanhã (26), será a vez de quem tem 81 anos e no sábado (27), as de 80 ou mais.

 

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Civil do Rio prende em flagrante falsificadores de cerveja

Os investigados compravam cervejas mais baratas e trocavam as tampas e os rótulos pelos de produtos mais caros. Segundo os policiais, o grupo confessou que eram falsificadas cerca de 500 caixas de bebida por dia. O depósito fica em Duque de Caxias.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Três instituições de saúde vão receber R$ 2,8 bilhões

Três instituições de saúde vão receber, juntas, o total de R$2,8 bilhões para compra de medicamentos, funcionamento de leitos e gratificação a servidores que trabalham no atendimento direto da covid-19.

Baixar arquivo
Política

Bolsonaro participa de solenidade e elogia escolhido para Petrobrás

Ao lado do novo escolhido, Jair Bolsonaro deu a declaração nesta quinta-feira (25), durante o lançamento da revitalização do sistema de alta tensão na hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Bolsonaro garantiu aos consumidores que irão se surpreender positivamente.

Baixar arquivo
Economia

Amapaenses não pagarão fatura de energia elétrica por mais 60 dias

Os moradores do Amapá não vão precisar pagar a fatura de energia elétrica por mais 60 dias.

Baixar arquivo