Hoje a CLT completa 72 anos

Publicado em 01/05/2015 - 13:30 Por Priscila Rangel - Brasília

Diversos países celebram as lutas e conquistas dos trabalhadores ao longo da história no 1º de maio. No Brasil, além de ser feriado nacional, o dia do trabalho marca o aniversário da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas – que completa 72 anos.

 

No início do século XX, a classe trabalhadora no Brasil passou a reivindicar a regulamentação do trabalho e da jornada. Esses movimentos influenciaram o então presidente Getúlio Vargas a sancionar a CLT, em 1943, unificando toda a legislação trabalhista existente no país.

 

O documento tem 922 artigos e garante uma série de direitos aos trabalhadores, entre eles, ter a carteira de trabalho assinada, receber vale-transporte e décimo terceiro salário, usufruir de licença maternidade e 30 dias de férias.

 

O sergipano Alessandro Francisco dos Santos, de 37 anos, saiu do interior há quase vinte anos, rumo a capital, com um sonho: ter uma vida profissional. Apesar das dificuldades, Alessandro Francisco conseguiu o primeiro emprego e transformou a experiência ruim em uma oportunidade para a vida. Ele criou a Associação dos Desempregados de Sergipe.

 

De acordo com o presidente da Associação dos Advogados trabalhistas do Distrito Federal, Carlúcio Coelho, a CLT é responsável por avanços consideráveis. Por outro lado, Coelho acredita que o documento poderia ser melhorado no que diz respeito à tributação de impostos para os empresários.

 

Em1941, dois anos antes de sancionar a CLT, Getúlio Vargas criou a Justiça do Trabalho para resolver problemas ligados às relações trabalhistas. Inicialmente ela foi mantida na esfera administrativa, mas hoje integra o Poder Judiciário.

Últimas notícias
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo