Crianças, jovens e adultos contrários à redução da maioridade penal realizaram, nessa quarta-feira (27), uma marcha em Brasília contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171, que reduz a idade penal de 18 para 16 anos.
Eles foram à Câmara dos Deputados, mas não puderam entrar. Do lado de fora, eles foram recebidos pelas parlamentares Maria do Rosário e Benedita da Silva. Depois, o presidente da Comissão, André Moura, foi até o grupo e se comprometeu em ouvi-lo em outro momento, em uma audiência pública.
O integrante da Frente Nacional Contra a Redução da Maioridade Penal, Valdison Pereira, explicou por que o movimento é contra a mudança da lei.
Sonora: “A redução da idade penal não vai reduzir o índice de violência. A redução da idade penal é isentar o Estado de suas obrigações. Além do mais, o sistema carcerário no Brasil não educa e não socializa. Então a nossa grande discussão é por justiça e não violência. A gente atua para tentar de sensibilizar a população e mostrar que a maioridade penal vai atingir toda uma juventude”.
A marcha saiu da Biblioteca Nacional e seguiu para o anexo II da Câmara dos Deputados.