O governador Luiz Fernando Pezão anunciou que pretende extinguir 20 fundações e empresas públicas estaduais para economizar em meio à crise econômica do estado.
Um projeto de lei detalhando os primeiros fechamentos deve ser encaminhado nesta quarta-feira para votação na Assembleia Legislativa.
De acordo com o governador, alguns serviços prestados por essas fundações serão repassados aos municípios e outros absorvidos pelas próprias secretarias estaduais.
O conjunto completo de fechamentos deve ser definido e implementado pelo governo do estado até março do ano que vem, mas funcionários das fundações para a infância e adolescência Leão Treze e Santa Cabrini já foram informados sobre a extinção das instituições.
A vice presidente da Associação de Servidores da Fundação Santa Cabrini, Malu Pappazian, teme que os serviços prestados acabem sendo terceirizados por meio da contratação de organizações sociais.
O governador também informou nesta terça-feira que está cobrando de empresários o pagamento de dívidas com o governo, para que seja possível pagar o décimo terceiro dos servidores em alguma data próxima do dia 17.
Pezão visitou nesta terça-feira as obras da linha 4 do metrô e afirmou que vai pedir à presidenta Dilma Roussef a liberação de um empréstimo de cerca de R$ 1,2 bilhões do BNDES para a conclusão das obras. A previsão é que o principal trecho da linha quatro seja entregue no mês de julho e o restante no início de 2017.