Cerca de três mil artistas e intelectuais estiveram em Brasília nesta quinta-feira para se manifestar contra o impeachment e entregar uma carta em defesa da democracia no Palácio do Planalto, Câmara dos Deputados e Senado.
O teólogo Leonardo Boff disse que a carta também recusa a forma como o processo de impeachment foi encaminhado no Congresso. O canto Chico César destacou a importância da sociedade brasileira ter seu voto respeitado, bem como as conquistas da população nos últimos anos.
O cineasta Luiz Carlos Barreto ressaltou o caráter apartidário da mobilização e disse que a ideia é defender o estado democrático de direito.
O mestre do samba Nelson Sargentou também reforço a defesa da democracia: "A democracia é pilar mais forte do país. Tem que ser respeitadda e executava com respeito, amor e coragem".
* O pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff foi apresentado por três juristas em setembro deste ano e tramita na Câmara, após ter sido acolhido pelo presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O Supremo Tribunal Federal (STF) apontou erros na condução do processo, o que poderá alterar a tramitação. Manifestações favoráveis e contrárias ao impeachment foram realizadas em várias cidades brasileiras nos últimos dias. A presidenta dilma Rousseff afirma que não cometeu as irregularidades fiscais apontadas no pedido em análise no Congresso, mas só poderá apresentar defesa formal quando o processo chegar ao Senado.