Justiça Federal do Rio aceita denúncia de corrupção em Angra 3

Publicado em 02/12/2015 - 08:41 Por Nanna Pôssa - Rio de Janeiro

A Justiça Federal do Rio de Janeiro, aceitou denúncia contra acusados de envolvimento em esquema de corrupção nas obras da Usina Nuclear Angra 3.

 

Entre os 12 denunciados pelo Ministério Público Federal estão o ex-presidente da Eletronuclear almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva e o ex-presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques Azevedo, e de sua subsidiária AG Energia, Flávio David Barra. Eles estão presos há mais de cinco meses, após investigações da Operação Lava Jato.

 

O juiz titular da 7ª Vara Criminal, Marcelo da Costa Bretas, marcou para os dias 14, 15 e 16 de dezembro as audiências de instrução para ouvir as testemunhas de acusação.

 

A ação é decorrente da Operação Radioatividade, um desdobramento da Lava Jato, que investiga esquema de corrupção nas obras da usina nuclear em construção no município de Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense.

 

A Eletronuclear comunicou que todas as informações envolvendo o ex-presidente da estatal deveriam ser obtidas com seu advogado. A Andrade Gutierrez afirmou que não irá se pronunciar sobre o tema. O advogado Elton Pinto, responsável pela defesa de Othon Luiz Pinheiro da Silva foi procurado mas não se pronunciou. O advogado Edward Rocha de Carvalho, responsável pela defesa de Otávio Marques Azevedo e Flávio David Barra afirmou que não comentaria a decisão da Justiça.

Últimas notícias
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo