Ex-ministro nega ter recebido qualquer vantagem para aprovação de MPs

Publicado em 05/02/2016 - 17:04 Por Danyele Soares - Brasília

O ex-ministro da Previdência e do Planejamento, Nelson Machado, negou ter recebido qualquer vantagem ou conhecer alguém que tenha recebido dinheiro para a aprovação de medidas provisórias que beneficiaram o setor automotivo.

 

Ele foi ouvido como testemunha do lobista Alexandre Paes dos Santos, réu da Operação Zelotes. À época da edição das medidas, Machado era secretário-executivo do Ministério da Fazenda.

 

Perguntado pelo advogado de Alexandre Paes, Marcelo Leal, se o conteúdo de medidas provisórias é público ou sigiloso, respondeu:

 

Em audiência nesta sexta-feira, o Ministério Público Federal se manifestou contra o pedido da defesa de alguns réus para trancar um novo inquérito da Zelotes.

 

A Polícia Federal instaurou outra investigação que apura suposto envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de quatro ex-ministros em suposta compra de medidas provisórias.

 

Na mesma audiência, o juiz negou o pedido do advogado da empresária Cristina Mautoni, Roberto Podval, de soltar a empresária ou converter a prisão preventiva em domiciliar.

 

Cristina, que é esposa do lobista Mauro Marcondes - também preso -, comparece às audiências em uma cadeira de rodas, porque se recupera de uma cirurgia. Segundo o advogado, não há motivos para a prisão. Cristina Mautoni vai fazer uma perícia médica na próxima quinta-feira.

 

O Instituto Lula já informou, em nota, que não há nenhum elemento que justifique a mudança do tratamento dado ao ex-presidente Lula. Ele foi ouvido em janeiro na condição de informante, sem a possibilidade de fazer uso das garantias constitucionais próprias dos investigados.

 

A Operação Zelotes apura suposta compra de medidas provisórias e suposta fraude em julgamento dos CARF – o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais.

Últimas notícias
Política

Execução de políticas públicas para povos indígenas teve queda em 2023

Apesar do orçamento autorizado inicialmente ter sido 25% maior, a execução financeira do órgão ao longo do ano foi de cerca de R$ 590 milhões, enquanto que em 2022 ficou em pouco mais de R$ 666 milhões.

Baixar arquivo
Geral

Deputado é o 1º parlamentar condenado por violência política de gênero

A decisão do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro foi em resposta às ofensas proferidas pelo deputado estadual Rodrigo Amorim, do União Brasil, contra a vereadora trans Benny Briolly, do PSOL de Niterói, município na região metropolitana.

Baixar arquivo
Geral

Cemaden alerta que chuvas no RS podem piorar no fim de semana

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais emitiu 30 alertas vermelhos com risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

Baixar arquivo
Geral

Sobe para 31 o número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

As chuvas intensas dos próximos dias podem provocar a maior tragédia ambiental do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam no país

Aumentaram principalmente as infecções pelo vírus da influenza e sincicial respiratório

Baixar arquivo
Esportes

Vela do Brasil terá 12 atletas nos Jogos Olímpicos de Paris

A confirmação foi dada pela Confederação Brasileira de Vela na noite desta quinta-feira (2)

Baixar arquivo