logo Radioagência Nacional
Política

Delcídio falta a depoimento no Conselho de Ética do Senado pela quarta vez

Baixar
Victor Ribeiro
26/04/2016 - 22:05
Brasília

Depois do senador Delcídio do Amaral faltar pela quarta vez a um depoimento no Conselho de Ética do Senado, o colegiado decidiu dispensar a defesa dele. Os advogados de Delcídio têm até as 6 e meia da noite de sexta-feira para apresentar as alegações finais do processo por quebra de decoro parlamentar.

 

O relatório final será apresentado na próxima terça-feira. Se for aprovado, documento vai ser transformado em um parecer e será encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

 

A CCJ terá o prazo de cinco sessões ordinárias para verificar os aspectos constitucional, legal e jurídico da representação. Caso aprovado na CCJ, o pedido de cassação de Delcídio seguirá para Plenário.

 

Delcídio do Amaral era líder do governo no Senado quando foi preso pela Operação Lava Jato, em novembro do ano passado, por tentar obstruir a justiça ao oferecer um plano de fuga para o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Em troca, Cerveró não deveria fazer delação premiada.

 

Em fevereiro, o próprio Delcídio firmou um acordo desse tipo e foi solto. Logo depois foi expulso do PT e segue sem partido.

x