Entrevista: Conheça Pardal, o aplicativo gratuito para fiscalizar campanhas eleitorais

Publicado em 12/09/2016 - 20:30 Por Apresentação Valter Lima - Brasília

Um aplicativo chamado "Pardal",  lançado em 2012 pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do Espírito Santo e da Paraíba,  visa auxiliar o cidadão e incluí-lo agora como um fiscal da moralidade e dos procedimentos eleitorais em todo o país.

 

Nesta entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, o Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino, explica : "Neste aplicativo, o cidadão pode registrar irregularidades na campanha eleitoral relativas à propaganda, uso da máquina administrativa, compra de votos, crimes, entre outras que podem ser detectadas".

 

Ele exemplifica: "se eu estiver diante de um outdoor, sabido que o outdoor é proibido em uso da propaganda eleitoral, simplesmente por meio desse aplicativo, se pode registrar por meio de fotos, de vídeos ou gravando áudios, se registra ali a evidência, se identifica por meio do seu CPF e envia às autoridades eleitorais."

 

Com informações das Rádios EBC

 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo