Executivos dizem que Pezão recebeu propina pessoalmente e em contas no exterior

Governador

Publicado em 13/04/2017 - 18:41 Por Nanna Pôssa - Rio de Janeiro

Delatores da construtora Odebrecht afirmam que o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, do PMDB, recebeu pagamentos indevidos e o dinheiro foi entregue pessoalmente e em contas no exterior.

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin enviou a investigação que envolve o Pezão para o Superior Tribunal de Justiça, que é o órgão responsável por julgar os chefes dos governos estaduais.

 

Na decisão, o ministro afirma que os executivos da construtora Benedicto Barbosa da Silva Júnior e Leandro Andrade Azevedo relataram pagamento indevido a Pezão pela equipe de Hilberto Silva, também da Odebrecht.

 

Em nota, o governador Pezão reafirmou que nunca recebeu recursos ilícitos e jamais teve conta no exterior. As doações de campanha foram feitas de acordo com a Justiça Eleitoral.

 

O ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB-RJ) também foi citado na lista divulgada pelo ministro Fachin. Paes chamou de absurda e mentirosa a acusação de que teria recebido vantagens indevidas por obras relacionadas aos Jogos Olímpicos.

 

O ex-prefeito também afirmou que nunca teve contas no exterior e que  os recursos recebidos em sua campanha de reeleição foram devidamente declarados à Justiça Eleitoral.

 

Segundo os delatores, o dinheiro saiu do departamento de propinas da Odebretch endereçado à “Nervosinho”, suposto apelido de Eduardo Paes nas planilhas da empreiteira.

 

* Matéria atualizada às 19h57 para complementação de informações.

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo