STF debate coleta de material genético de condenados por crime hediondo

DNA

Publicado em 26/05/2017 - 09:53 Por Márcia Wonghon - Brasília

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciaram nessa quinta-feira (25) um debate sobre a criação de um banco de dados estatal com material genético de condenados por crimes hediondos. 


O assunto já é previsto desde 2012 em um artigo da lei de execução penal, mas, quatro anos depois, o projeto ainda não foi viabilizado. 


A ideia é, a partir de um acervo de informações, acelerar as investigações de crimes de maior gravidade no país. 


Aberta pela presidente do STF, Cármen Lúcia, a audiência pública, prevista para durar dois dias, reúne especialistas em genética forense do Brasil e do exterior.


O debate vai dar subsídios para os membros da Corte. Eles julgarão um processo em que a defesa de um condenado alega que a medida viola o princípio constitucional da não autoincriminação. 


O Ministro Gilmar Mendes destaca pontos divergentes sobre o tema.


“Por um lado, o sequenciamento e armazenamento do perfil genético busca incrementar a tutela de direitos fundamentais básicos, como a vida e a segurança. A própria liberdade é fortalecida visto que a comparação com vestígios encontrados na cena do crime, reduz a chances de condenação de inocentes. Por outro lado, o sequenciamento do DNA tem o potencial de vulnerar direitos à liberdade, como o direito de não produzir prova contra si mesmo.” 


A tecnologia de investigação criminal com dados do DNA já é adotada em países como os Estados Unidos e a Alemanha. Nesta sexta feira (26), mais13 pessoas serão ouvidas, entre peritos, representantes de instituições ligadas ao tema e pesquisadores do assunto. 


Dados do Ministério da Justiça indicam que, dos 700 mil presidiários do país, apenas 1.238 condenados tiveram o DNA coletado.

Últimas notícias
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo