logo Radioagência Nacional
Política

Agnelo Queiroz é condenado por reintegrar ex-policial militar expulso da corporação

Justiça
Baixar
Lucas Pordeus Leon
23/07/2017 - 16:14
Brasília

O ex-governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, foi condenado por improbidade administrativa por ter reintegrado a Polícia Militar o ex-deputado distrital Marco Lima, expulso da corporação em 1992 por questões disciplinares.

 

Tendo sido readmitido à polícia após virar deputado distrital em 1995, foi novamente exonerado em 2000. Mas em 2012, o ex-deputado foi nomeado por Agnelo para uma função na Casa Militar, cargo reservado aos policiais militares.

 

Na decisão da sétima vara da fazenda pública do DF, o juiz Paulo Afonso Carmona determinou o ressarcimento dos valores retroativos em salários recebidos pelo ex-militar, que, segundo o Ministério Público, chegou a mais de R$ 1 milhão.

 

Na condenação, Agnelo também perde os direitos políticos por 8 anos e é proibido de firmar contratos com o poder público. Segundo o juiz, Agnelo causou prejuízos financeiros ao permitir o reingresso do ex-policial. A justiça também condenou o advogado de Agnelo por participar da nomeação do ex-deputado Marco Lima na Casa Militar.

 

Ainda cabe recurso contra essa decisão e a defesa deve recorrer. Mas não conseguimos contanto com o advogado do ex-governador até o fechamento dessa reportagem.

 

Essa já é a quinta condenação do ex-governador Agnelo Queiroz, que ainda responde por outros dois processos na Justiça do DF.

 

* Em nota, o ex-consultor jurídico do Distrito Federal, Paulo Machado Guimarães informou que ele e o ex- Governador Agnelo Queiroz vão recorrer ao TJDFT contra a sentença que os condenou por improbidade administrativa.

 

Ele por ter emitido parecer e manifestação jurídica no processo de interesse do Sr Marco Lima e o ex-governador, por ter acolhido o entendimento juridico da CJDF. 

x