Temer fecha 14 acordos com a China; fase 2 da usina de Belo Monte está entre as ações
O presidente da República, Michel Temer, e o presidente da República Popular da China, Xi Jinping, assinaram nesta sexta-feira (1º) 14 atos internacionais. São acordos bilaterais e privados entre os dois governos.
Estão previstas ações como medidas que facilitam o visto de turismo e de negócios entre os países, uma parceria para coprodução cinematográfica e um acordo sobre comércio eletrônico.
No encontro com o líder chinês, Temer afirmou, pelo twitter, que mostrou o empenho brasileiro para retomar o crescimento e gerar empregos.
De acordo com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, que está na comitiva brasileira, o governo chinês se comprometeu a apoiar investimentos no Brasil.
O ministro ainda comemorou a assinatura de acordos no setor de infraestrutura, como uma medida que prevê a construção do terminal de uso privado no Porto de São Luís, no Maranhão.
Outros acordos firmados entre China e Brasil tratam de licenciamento da fase 2 da usina de Belo Monte, de um memorando sobre cooperação no esporte entre a Confederação Brasileira de Futebol e a Associação Chinesa de Futebol e de garantias a investidores chineses no Brasil.