Amazonino Mendes assume governo do Amazonas

Eleições

Publicado em 04/10/2017 - 18:09 Por Bianca Paiva - Manaus

Em uma breve cerimônia na Assembleia Legislativa do Amazonas, Amazonino Mendes, do PDT, e Bosco Saraiva, do PSDB, assumiram o governo do estado nesta quarta-feira (4). A posse foi determinada pela justiça que atendeu a um mandado de segurança dos políticos contra a decisão da mesa diretora da Assembleia que havia marcado a solenidade somente para o dia 12 deste mês.

 

A casa Legislativa ainda recorreu para manter a data, mas o Tribunal de Justiça negou, por unanimidade, a liminar.

 

No discurso de posse, Amazonino ressaltou a importância do respeito entre os poderes legislativo e executivo, após a briga judicial pela data.

 

SONORA: “Um governante que não respeita o legislativo não é democrata. Como por igual, o Legislativo que não respeita o Executivo também comete equívoco. E dentro dos princípios da celebração da harmonia entre os poderes, nós pretendemos também, independentemente das ações profícuas e eventuais de governo, estabelecer uma relação de absoluta tranquilidade, de paz e de respeito mútuo entre os poderes”.


Amazonino e Bosco venceram a eleição suplementar para o governo do estado realizada em dois turnos em agosto e cumprem um mandato tampão, até dezembro de 2018, ano de novas eleições em todo o país.

 

O pleito foi determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral em maio, quando cassou os mandatos de José Melo, do Pros, e Henrique Oliveira, do Solidariedade.

 

O novo governador agradeceu ainda ao povo amazonense que o elegeu pela quarta vez.

 

SONORA: Quero deixar claro para os que estão presentes que o Amazonino não se sente governador. O Amazonino se sente um escravo do povo.  Um homem que vai cumprir esse pedaço de mandato com a fronte erguida, com honra decência, dignidade e, sobretudo, espírito público. Todos sabem que nossa campanha foi fundamentada no amor. Então nós não trazemos no espírito, rancor, ódio. Serei o governador de todos os amazonenses de forma equilibrada e justa.

 

Já empossado, Amazonino Mendes concedeu entrevista coletiva à imprensa na sede do governo.

 

Ele destacou que um dos compromissos à frente do estado será equilibrar as contas públicas e também disse que dará atenção especial às áreas de saúde e de segurança, avaliadas por ele como as mais deficitárias.

 

O governador anunciou mudanças em todas as secretarias e órgãos do executivo estadual.

 

Os novos secretários serão empossados nesta quinta-feira (5).

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo