Justiça do Rio nega recursos de Rosinha Garotinho e de ex-secretário

Improbidade Administrativa

Publicado em 30/11/2017 - 19:28 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

A 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro negou os recursos da ex-governadora do Rio Rosinha Garotinho e do ex-secretário de Comunicação do governo do Estado do Rio, Ricardo Oliveira Bruno, no processo em que ambos respondem por improbidade administrativa.

 

De acordo com o TJ, a decisão suspende os direitos políticos dos dois por cinco anos e, pelo mesmo período, ficam proibidos de receber benefícios ou incentivos fiscais, entre outras punições.

 

O processo aponta que, em 2004, a então governadora pagou com dinheiro público a resposta a um jornal que criticou o uso de programas assistenciais para fins eleitorais.

 

A defesa de Rosinha Garotinho informou que vai recorrer da decisão ao Superior Tribunal de Justiça e reafirmou que as acusações contra a ex-governadora, nesse processo, “são absurdas”.

 

Na madrugada desta quinta-feira, Rosinha Garotinho saiu da prisão ao ser beneficiada por habeas corpus. Ela deixou a cadeia pública de Benfica, na zona norte, onde estava desde a semana passada e foi para o apartamento da família, no Flamengo, na zona sul da capital fluminense.

 

Apesar de ter sido liberada da prisão, ela está proibida de deixar a cidade e sair de casa à noite. Além disso será monitorada por tornozeleira eletrônica.

 

No mesmo julgamento que concedeu a liberdade a Rosinha, o Tribunal Regional Eleitoral negou o benefício para o marido dela, o também ex governador Anthony Garotinho.

 

Os dois foram presos no mesmo dia, acusados de recebimento de recursos do caixa dois para campanhas políticas.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo