STJ nega pedido de liberdade aos deputados estaduais do Rio Jorge Picciani e Paulo Melo

Operação Cadeia Velha

Publicado em 29/11/2017 - 08:46 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedido de liminar para libertar os deputados estaduais Jorge Picciani, do PMDB, presidente licenciado da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), e Paulo Melo, também do PMDB, ex-presidente da Casa.

 

O ministro Felix Fischer entendeu não haver urgência para a libertação dos dois, presos preventivamente na Operação Cadeia Velha. Os habeas corpus dos deputados, agora, serão enviados ao Ministério Público Federal para manifestação e, depois, devem ser julgados pela Quinta Turma do STJ, possivelmente em dezembro.

 

Picciani, Melo e o também deputado estadual Edson Albertassi foram presos preventivamente no último dia 16, sob a suspeita de terem recebido propina de empresas de ônibus e de lavagem de dinheiro. A Alerj reverteu a decisão judicial, soltando os parlamentares, mas, no último dia 21, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região entendeu que a Casa não teria o poder de decidir pela soltura dos deputados e determinou o retorno dos três à prisão.

 

O tribunal também determinou o bloqueio de R$ 270 milhões, em dinheiro e bens dos parlamentares, equivalentes ao que teriam recebido para favorecer as empresas em contratos públicos. A reportagem não conseguiu contato com os advogados de defesa de Paulo Melo, e a defesa de Jorge Picciani não retornou.

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo