Temer assina projeto que privatiza Eletrobras; texto já está disponível na internet
A mensagem que envia, ao Congresso Nacional, projeto de lei que propõe a privatização da Eletrobras, assinada nesta sexta-feira (19) pelo presidente Michel Temer, será publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (22), mas já está disponível na internet, na página do Ministério de Minas e Energia.
O governo federal propõe que a privatização seja feita por meio do aumento do capital social da empresa, com a oferta de novas ações no mercado, para diluir a participação majoritária da União, que atualmente detém 51% das ações. Para garantir que o Estado brasileiro deixe de ser o maior acionista da empresa, as ações da União também podem ser vendidas.
O aumento de capital está ligado à oferta de novos contratos de concessão para usinas hidrelétricas da Eletrobras. Os contratos vão ter o prazo de 30 anos. Na prática, as usinas com preço da energia fixado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, passam a negociar o valor livremente.
O governo admite, na justificativa do projeto de lei, que o valor de mercado da energia elétrica deve ser maior que o atualmente praticado pela estatal, conforme os setores contrários à privatização apontaram. Para compensar o aumento, o governo propõe que parte do valor gerado com os novos contratos de concessão seja usado para diminuir encargos tarifários.
A proposta prevê ainda a limitação a 10% do poder de voto para qualquer acionista com capital superior a esse limite, uma medida, segundo o governo, que evita a concentração de mercado. A União terá também poder de veto ao Estado para decidir sobre algumas mudanças da Eletrobras.
Outras propostas são a manutenção da Usina de Itaipu e a Eletronuclear como estatais, por causa de acordos internacionais, e a obrigatoriedade de investimento de R$ 9 bilhões durante 30 anos na recuperação da Bacia do Rio São Francisco. Parte dos parlamentares nordestinos no Congresso Nacional fazem campanha contra a privatização porque a Chesf também será desestatizada. A companhia utiliza água do São Francisco para gerar energia, e por isso a privatização colocaria o rio nas mãos da iniciativa privada.
A Eletrobras é a maior holding do setor elétrico da América Latina, e um das 5 maiores geradoras hidrelétricas do mundo em capacidade instalada. A empresa tem 31% da capacidade de geração do Brasil, com 239 usinas, e mais da metade do total de linhas de transmissão de energia do país. O total de ativos da empresa é de R$ 170 bilhões.
![Divulgação/Combat Armor Carro blindado produzido pela Combat Armor para a Polícia Rodoviária Federal. Veículo apresentou série de problemas. – Foto: Divulgação/Combat Armor](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Secretaria de Comunicação Social/Divulgação Brasília (DF) 21/12/2024 - Conheça a identidade visual do BRICS Brasil: árvore amazônica traduz objetivos do grupo.
Foto: Secretaria de Comunicação Social/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Meta/Divulgação Brasília (DF), 08/01/2025 - Logo da empresa Meta. Facebook, Messenger, Instagram, Whatsapp. Foto: Meta/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Hatem Khaled/Proibida reprodução Palestinians react to news on a ceasefire deal with Israel, in Khan Younis in the southern Gaza Strip, January 15, 2025. Reuters/Hatem Khaled/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)