As viagens internacionais do prefeito Marcelo Crivella viraram objeto de investigação do Ministério Público do Estado. A 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva instaurou na última sexta-feira um inquérito para apurar supostas irregularidades nas idas do prefeito ao exterior.
O Ministério Público vai averiguar se as viagens foram custeadas pelos cofres do município e se eram de interesse público. O MP vai pedir que seja listada a justificativa oficial de cada viagem e a comitiva que acompanhou o prefeito.
Durante o carnaval, Crivella foi para a Europa, de onde, inclusive postou um vídeo informando que estava acompanhando os transtornos causados pelo forte temporal que atingiu a cidade na semana passada.
Em 2017, houve um aumento nas diárias. Em novembro, o município do Rio elevou em 46% o valor das diárias pagas aos agentes públicos municipais em viagens oficiais ao exterior.
Por meio de nota, a prefeitura afirmou que Crivella esteve na Europa para conhecer drones que podem ser usados para melhorar a segurança do Rio no combate ao crime organizado.
A nota informa, ainda, que o Ministério Público está cumprindo seu papel institucional e que as informações serão encaminhadas conforme solicitado.