Advogados afirmam que falta de dinheiro ameaça defesa de Lula e pedem desbloqueio de bens

Justiça

Publicado em 27/04/2018 - 20:09 Por Samanta do Carmo - Brasília

A defesa do ex-presidente Lula protocolou nesta sexta-feira pedido para que o dinheiro existente nas contas bancárias de Lula e em sua conta de previdência privada sejam desbloqueados, assim como a metade dos valores, que pertencem ao espólio de Dona Marisa Letícia, falecida em fevereiro de 2017.

 

O pedido foi encaminhado à Décima Terceira Vara Federal em Curitiba, comandada pelo juiz Sérgio Moro e solicita que os bens de Lula sejam liberados para que ele possa custear sua defesa e garantir a subsistência dele e de familiares.

 

No documento, os advogados dizem que a garantia constitucional da ampla defesa se torna discurso retórico do Estado se não for dado ao réu o direito de utilizar seus recursos para promover sua própria defesa. E argumentam que o dinheiro existente nessas contas é comprovadamente legal.

 

Os advogados relatam que a defesa de Lula tem altos custos porque o ex-presidente enfrentam oito ações penais em Curitiba e em Brasília, o que exige contratação de técnicos, auxiliares, peritos, além do deslocamento de todas essas pessoas.

 

Lula está preso na sede da Polícia Federal no Paraná desde o dia 7 de abril. Desde julho de 2017, Sérgio Moro determinou o bloqueio de R$ 16 milhões em bens de Lula para reparar as perdas da Petrobras com suposto esquema de corrupção. O valor efetivamente bloqueado é de R$ 600 mil, tudo que o Banco Central identificou em nome de Lula.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo