logo Radioagência Nacional
Política

Gilmar Mendes manda soltar dois acusados de desvio de dinheiro público no Rio

Operação Pão Nosso
Baixar
Graziele Bezerra
29/05/2018 - 11:58
Brasília

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar dois acusados de corrupção no Rio de Janeiro: o doleiro Sérgio Roberto Pinto da Silva e o ex-diretor da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado Cesar Rubens Monteiro de Carvalho.


Ambos tinham sido presos por determinação do juiz federal Marcelo Bretas, na Operação Pão Nosso, ocorrida em abril, que investigou desvios de recursos públicos na Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, durante a gestão do ex-governador Sérgio Cabral.


Em contrapartida, os acusados deverão cumprir medidas cautelares e não poderão manter contato com outros investigados nem deixar deixar o país, além de entregarem o passaporte em 48 horas.


As investigações da Operação Pão Nosso apontaram irregularidades no Projeto Pão-Escola, de ressocialização de presos, e também o envolvimento de empresas que teriam repassado propina ao ex-governador.


No mês passado, com base nas acusações do Ministério Público Federal (MPF), Cabral se tornou réu pela 23ª vez pelos crimes de corrupção ativa, passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, na Justiça do Rio de Janeiro.


O ex-governador está preso desde novembro de 2016.

x