José Carlos Dias quer discutir com STF revelações da CIA sobre tortura no Brasil

Documentos da CIA

Publicado em 16/05/2018 - 07:55 Por Eliane Gonçalves - Brasília

Um dos ex-coordenadores da Comissão Nacional da Verdade e ex-ministro da Justiça do governo de Fernando Henrique Cardoso, José Carlos Dias, pediu, nessa terça-feira (15), uma audiência com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.


O pedido foi feito após uma reunião com antigos integrantes da comissão para avaliar as revelações do documento da CIA que mostra a atuação direta do ex-presidente Ernesto Geisel na execução sumária de opositores políticos da ditadura militar.


Segundo José Carlos Dias, o documento reforça a conclusão da comissão de que o extermínio de opositores ao regime fazia parte de uma política de Estado e não de ações individuais isoladas.


Para o ex-ministro, o documento reforça o recurso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que pede ao Supremo Tribunal Federal que reveja a decisão de 2010 e passe a tratar como crimes comuns homicídio, desaparecimentos forçados, abusos de autoridades, lesões corporais e estupros praticados por agentes públicos, contra opositores do regime.


Com isso, a Lei de Anistia não poderia mais ser aplicada a policiais e militares envolvidos em tortura e assassinatos.


Já o ex-coordenador da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo e ex-preso político, Adriano Diogo, disse que familiares de vítimas e ex-presos políticos vão acionar o Ministério Público para pedir a abertura dos arquivos militares e mudar os atestados de óbitos das vítimas do regime, para que passem a informar que a morte se deu em razão da tortura por agentes públicos.


A Comissão Nacional da Verdade foi criada em 2011 e funcionou até dezembro de 2014, quando apresentou o relatório final. Já a Comissão Estadual da Verdade funcionou entre 2012 e 2015.


A assessoria de imprensa do STF disse que não é possível confirmar a solicitação e informou que, por enquanto, a audiência não consta na agenda da ministra Cármen Lúcia.

Últimas notícias
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro confirma transmissão local da Varíola dos Macacos

Os pacientes são dois homens que não têm histórico de viagem internacional ou contato com estrangeiros. Eles estão sendo monitorados e encontram-se em isolamento domiciliar.

Baixar arquivo
Educação

Provas da 2ª etapa do Revalida ocorrem neste final de semana

O processo permite que candidatos que se formaram no exterior no curso de medicina validem o diploma no Brasil para poderem exercer a profissão por aqui.

Baixar arquivo
Política

Vereador do Rio, Gabriel Monteiro, é denunciado por assédio sexual

Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou o vereador carioca Gabriel Monteiro (PL) pelos crimes de importunação e assédio sexual. Segundo o MP, os crimes estão previstos no Código Penal e foram cometidos contra uma ex-assessora, de 26 anos.

Baixar arquivo
Esportes

Rio recebe competição de ciclismo do Tour de France

Depois de passar pelo interior paulista, com disputas na cidade de Cunha, o evento ganha agora sua oitava edição na capital fluminense.

Baixar arquivo