Fraga, candidato ao GDF, é condenado a 4 anos de prisão; político vai recorrer

Eleições DF

Publicado em 25/09/2018 - 15:09 Por Dayana Vítor - Brasília

O candidato ao cargo de governador do DF, o deputado federal, Alberto Fraga, do Democratas, foi condenado pelo crime de concussão, quando a pessoa exige vantagem indevida em função do cargo que ocupa. Fraga era secretário de transportes no governo de José Roberto Arruda.


A pena é de mais de quatro anos de prisão em regime semi-aberto. Mas como foi condenado em primeira instância, ele pode continuar concorrendo às eleições.

 

Além de Fraga, um assessor do candidato na época também foi condenado pelo mesmo crime, mas com pena de dois anos, restritivas de direitos. Ele teria recebido a vantagem indevida em sua conta em uma agência bancária no Gama.


A Vara Criminal do Núcleo Bandeirante aceitou denúncia do Ministério Público do Distrito Federal contra o político, por concordar que existem provas testemunhais da prática do crime de concussão.


Na peça, o órgão descreveu que em 2008, o então secretário de transportes teria exigido 350 mil reais para assinar contratos entre o GDF e a COOPETRAN- Cooperativa de Transporte Público do Distrito Federal. O acordo era referente a lotes de microônibus e a alteração de trajetos.


Em nota, a assessoria de Alberto Fraga afirmou que o candidato ao GDF é inocente e que vai recorrer, com a certeza de que será inocentado. Disse ainda que a condenação foi uma decisão política em um processo antigo que foi analisado em tempo recorde, em apenas um final de semana.

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo