Roraima é um dos cinco estados da região amazônica que, neste domingo (28), vão às urnas para escolher, além do novo presidente da República, o novo governador.
Neste segundo turno, os cidadãos devem escolher entre os candidatos Antônio Denarium, do PSL, e José de Anchieta, do PSDB.
Quase 334 mil eleitores estão aptos a votar em todo o estado. A maioria dos eleitores fica na capital, Boa Vista: são 218.809 votantes. Em Roraima, 51,2% do eleitorado é formado por mulheres e a maior faixa etária de votantes é de pessoas com idade entre 25 e 29 anos.
Boa Vista é a única cidade de Roraima onde o eleitor poderá realizar o voto em trânsito. A seção fica no Fórum Advogado Sobral Pinto, na Praça do Centro Cívico.
Os paraenses decidem hoje entre Helder Barbalho, do MDB, e Márcio Miranda, do DEM, para o governo estadual.
O Pará possui quase 5,5 milhões de eleitores aptos a votar. Pouco mais de 50% do eleitorado é feminino e a maior parte tem entre 21 e 24 anos. O estado possui 100 zonas eleitorais.
Para quem precisa realizar o voto em trânsito, as únicas cidades que possuem esse serviço são: Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Castanhal, Marabá, Parauapebas e Santarém. Só na capital, Belém, os eleitores têm à disposição 17 locais para o voto em trânsito.
Cerca de 1,175 milhão de eleitores de Rondônia decidem neste domingo se quem assume o governo em 2019 é Coronel Marcos Rocha, do PSL, ou Expedito Junior, do PSDB. No estado, 50,8% do eleitorado é composto por mulheres e a maioria dos eleitores tem entre 25 e 34 anos.
Para quem está em Rondônia, o voto em trânsito pode ser feito na capital, Porto Velho, em 116 locais diferentes. A consulta pode ser feita pelo site do Tribunal Regional Eleitoral.
A disputa para o governo do Amapá neste segundo turno é entre João Capiberibe, do PSB, e Waldez Góes, do PDT. Pouco mais de 512 mil eleitores podem votar neste segundo turno. No estado, a maior parte dos eleitores também é feminina, com 51%. A maioria dos votantes tem entre 35 e 44 anos. Para o voto em trânsito, o eleitor tem à disposição dois locais de votação na capital, Macapá.
E no Amazonas, o governo do estado será definido entre Amazonino Mendes, do PDT, e Wilson Lima, do PSC. Mais de 2,4 milhões de eleitores devem ir às urnas, sendo 51% deles mulheres e faixa etária entre 35 e 44 anos. No estado, 52 municípios possuem locais para o voto em trânsito.