MPE atua em Rondônia contra participação de servidores em campanhas

Rondônia

Publicado em 26/10/2018 - 10:57 Por Juliana Cezar Nunes - Brasília

O Ministério Público Eleitoral (MPE) encaminhou esta semana uma recomendação para a Prefeitura de Porto Velho. No documento, o órgão pede que o prefeito Hildon Chaves se responsabilize por informar aos servidores que a participação em eventos políticos é proibida durante o horário de expediente normal. Fora do expediente, a participação dos servidores deve ser voluntária e opcional.

 

Denúncias encaminhadas para a Procuradoria Regional Eleitoral indicam que servidores públicos comissionados da Prefeitura de Porto Velho teriam sido coagidos a participar de reuniões políticas e de atos de campanha.

 

Os servidores também teriam sido obrigados a adesivar os próprios veículos com propaganda de um dos candidatos ao cargo de governador de Rondônia. Essas práticas são proibidas pela legislação eleitoral e podem configurar abuso de poder político.

 

A recomendação do Ministério Público cobra do prefeito Hildon Chaves ações para garantir que os servidores municipais não sejam coagidos, de forma expressa ou implícita.

 

Os responsáveis por abuso de poder político nas eleições podem ser punidos com cassação de registro ou diploma, se eleito, e inelegibilidade por oito anos.

 

Procuramos a Prefeitura de Porto Velho, que ficou de se posicionar sobre a recomendação nesta sexta-feira (26).

 

Denúncias de irregularidades eleitorais em Rondônia podem ser feitas pelo site cidadao.mpf.mp.br ou pelo Whatsapp (69) 98431-9783.

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo