Defesa de Lula apresenta alegações finais e pede anulação de segundo processo na Lava Jato

Lava Jato

Publicado em 01/11/2018 - 17:11 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A defesa do ex-presidente Lula apresentou as alegações finais do processo em que o político é acusado de receber um terreno para o Instituto Lula e um apartamento em São Bernardo do Campo em troca de oito contratos firmados entre a Petrobras e a Odebrecht.

 

No documento, a defesa pede a anulação do processo e argumenta que Lula é vítima de lawfare, que é o abuso das leis e da Justiça para praticar perseguição política. O advogado Cristiano Zanin ressalta que a 13º Vara Federal de Curitiba não tem competência para julgar o caso, pois não haveria, segundo ele, um fiapo de prova, de que Lula teria sido beneficiado com recursos da Petrobras. E que o Ministério Público Federal teria escolhido a Vara da Lava Jato pela disposição do juiz Sérgio Moro em condenar o ex-presidente, na avaliação da defesa.

 

Na peça entregue, a defesa diz que não é possível ter um julgamento imparcial, justo e independente porque Moro impediu a participação de Lula nas eleições e agora negocia com o presidente eleito Jair Bolsonaro a participação no novo governo, o que reforçaria a imparcialidade do julgador. Com a indicação de Moro para o Ministério da Justiça do governo  Bolsonaro, outro juiz deve assunir o cargo.

 

Zanin também sustenta que o Ministério Público não conseguiu superar a prova que o Instituto Lula jamais solicitou ou recebeu o imóvel citado, onde funciona uma concessionária de automóveis que teria comprado o terreno da Odebrecht. O argumento da defesa é que, no caso do apartamento em São Bernardo do Campo, há recibos que provam que o imóvel era alugado pelo ex-presidente.

 

As alegações finais são os últimos argumentos que a defesa e a acusação usam para tentar convencer o juiz. O ex-presidente Lula já foi condenado em outro processo ligado à Lava Jato, a do triplex no Guarujá, e ainda responde a mais um, a do sítio em Atibaia.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo