Governo estuda redução da alíquota do Imposto de Renda de 27,5% para 25%

Governo

Publicado em 04/01/2019 - 16:13 Por Kariane Costa - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que vai assinar um decreto aumentando o Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF.

 

Ele não falou em valores, mas disse que a medida foi necessária.

 

O presidente informou, ainda, que o ministro da Economia, Paulo Guedes, deve anunciar a redução do teto da alíquota do Imposto de Renda Pessoa Física, de 27,5% para 25%.

 

Hoje, são cinco faixas, definidas de acordo com o nível de renda.

 

Bolsonaro conversou com a imprensa após participar de cerimônia de transmissão do comando da Aeronáutica para o tenente brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, na Base Aérea de Brasília.

 


Mais cedo, pelo twitter, Bolsonaro afirmou que deve revisar o valor do auxílio-reclusão pago pelo INSS aos dependentes dos presos.

 

Hoje o auxílio-reclusão é de R$ 1319, mas pode ser maior, dependendo do cálculo do INSS.

 

Além disso, a duração do benefício é variável e depende da idade da pessoa vinculada ao presidiário na data da prisão.

 

O presidente lembrou que o valor é superior ao salário mínimo, que é de R$ 998. Ele disse ainda que essa questão tem sido ignorada quando se trata de reforma da Previdência.

 

Aliás, sobre Reforma da Previdência, o presidente afirmou que o texto deverá estar pronto até o fim do mês.

 

Ainda nesta sexta-feira, o Diário Oficial trouxe publicada a sanção de uma lei alterando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e permitindo que alunos possam faltar aulas ou provas por motivos religiosos, a chamada ''escusa de consciência''.

 

Pela lei é assegurado ao aluno regularmente matriculado em escola pública, o exercício da liberdade de consciência e de crença, e o direito de faltar a provas ou aulas marcadas em datas relacionadas a eventos religiosos.

 

Com isso, poderá haver prova ou reposição de aula em outra data ou trabalho escrito ou de pesquisa.

 

A lei também estabelece o prazo de dois anos para que as escolas façam as providências e adaptações necessárias à implementação dessa medida. Essa regra não se aplica ao ensino militar.

 

 

 

Últimas notícias
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo