Ao ser reeleito presidente da Câmara, Maia diz que sua gestão será marcada pelo diálogo

Câmara

Publicado em 01/02/2019 - 23:11 Por Kariane Costa - Brasília

Após três horas e meia do início da sessão, com 336 votos, o deputado federal Rodrigo Maia, do Democratas do Rio de Janeiro, foi reeleito em primeiro turno para presidir a Câmara dos deputados nos próximos dois anos.

 

Fábio Ramalho, do MDB, ficou na segunda posição, com 66 votos.

 

Além de Maia e Ramalho, outros quatro deputados concorreram à Presidência da Câmara.

 

A Mesa Diretora terá a seguinte configuração: 1º vice-presidente - Marcos Pereira do PRB;1ª secretária - Soraya Santos do PR; 2º secretário - Mário Heringer do PDT; 3º secretário - Fábio Faria do PSD e 4º secretário - André Fufuca do PP.

 

A votação foi secreta, como prevê o Regimento Interno da Casa.

 

Em discurso durante a sessão, Maia disse que o Brasil vive um momento de renovação e que é preciso modernizar e fazer as reformas necessárias ao país.

 

Após o resultado da eleição, Maia reafirmou que dará prioridade a medidas de ajuste fiscal que ajudem a reduzir os gastos públicos.

 

Rodrigo Maia foi eleito com o apoio do maior bloco parlamentar da legislatura, composto por 301 deputados de 11 partidos. Entre eles, está a sigla do presidente da República, Jair Bolsonaro, o PSL, além de PP , PSD , MDB , PR , PRB , DEM , PSDB , PTB, PSC e PMN.

 

Conhecido como articulador e habilidoso em negociações com partidos de divergentes correntes ideológicas, Maia conseguiu atrair apoio de partidos de esquerda, como PCdoB e PDT, e prometeu presidir a Câmara para todos.

 

Esta é a terceira recondução de Maia, de 48 anos, ao cargo. É a primeira vez na história que um parlamentar comanda a Câmara por três vezes seguidas.

 

Rodrigo Maia foi eleito deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro em 2018, em seu sexto mandato consecutivo.

 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo