Bolsonaro assina proposta anticrime; Caixa 2 será apresentado separadamente

Anticrime

Publicado em 19/02/2019 - 14:39 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta terça-feira três projetos que serão encaminhados ao Congresso Nacional. Em cerimônia fechada no Palácio do Planalto, as medidas foram assinadas em conjunto com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.


O ministro alega que o projeto chamado de anticrime visa combater o crime organizado, a corrupção e os crimes violentos, como homicídios e latrocínios.

 

As medidas alteram 14 leis; endurecendo o cumprimento de penas, reduzindo possibilidade de progressão para o regime semi-aberto ou aberto, e limitando a liberdade provisória de criminosos reincidentes.


O ministro Sérgio Moro destacou que o projeto também amplia mecanismos de investigação.

 

Inicialmente as medidas estavam concentradas em um único texto, mas o tema criminalização do Caixa 2 foi retirado do pacote anticrime.

 

Este item será apresentado em um projeto separado.

 

Segundo o ministro, o governo atendeu a pedidos de parlamentares.

 

O Caixa 2 não existe como crime na lei, e é tipificado pelo Código eleitoral com uma espécie de falsidade ideológica, tendo uma punição mais branda.

 

O projeto cria um novo artigo que torna a prática crime com pena de prisão de 2 a 5 anos.


Outro tema que foi fatiado no projeto foram as competências da Justiça Eleitoral no combate a corrupção, que serão apresentadas em um projeto de lei complementar.


Outras medidas contempladas no pacote anticrime são a prisão após condenação em segunda instância, tema que será reavaliado pelo Supremo Tribunal Federal em abril, além do perdão para excessos na legítima defesa, caso a pessoa ou policial se exceda por medo, violenta emoção ou surpresa.

 

Últimas notícias
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo
Geral

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

O objetivo da medida é oferecer um local para motoristas de ônibus e caminhões possam descansar, aumentar a segurança e, dessa forma, reduzir o número de acidentes.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta a procura por vacina contra a dengue no Distrito Federal

Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação contra dengue, que passou para 6 a 16 anos. A medida foi tomada para evitar o desperdício de doses que vencem em 30 de abril.

Baixar arquivo
Geral

Serra de Santa Catarina registra geada e temperatura de 0°C

As paisagens ficaram brancas com a formação de gelo na superfície da vegetação.

Baixar arquivo