Bolsonaro e Juan Guaidó reúnem-se nesta quinta-feira no Palácio do Planalto

Política

Publicado em 27/02/2019 - 22:23 Por Victor Ribeiro - Brasília

Apesar de o governo brasileiro reconhecer a legitimidade do autoproclamado presidente em exercício da Venezuela, Juan Guaidó, ele não será recebido com honras de chefe de estado.

 

A visita oficial nesta quinta-feira (28) será ao ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, no Palácio Itamaraty, como informou o porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros. 

 

A reunião informal entre Juan Guaidó e Jair Bolsonaro será no Palácio do Planalto, às  14h.


Ainda sobre a Venezuela, o Conselho de Defesa Nacional declarou interesses de soberania e segurança nacional sobre a obra da linha de transmissão que vai ligar a usina hidrelétrica de Tucuruí, no Amazonas, até o estado de Roraima. Metade da energia elétrica consumida pelos roraimenses vem do país vizinho e o estado é o único que ainda não está interligado ao Sistema Interligado Nacional de eletricidade.


A expectativa do governo é de concluir a obra do Linhão de Tucuruí no fim do mandato de Jair Bolsonaro.

 

De acordo com o porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, a decisão tomada nessa quarta-feira (27) pelo Conselho de Defesa Nacional vai acelerar os processos burocráticos e a análise de licenças ambientais.

 

A construção da linha de transmissão começou em 2011, deveria ter sido concluída em 2015, mas foi interrompida. O ex-presidente Michel Temer chegou a anunciar a retomada no ano passado, mas não ocorreu. Agora, a nova previsão é de que os trabalhos no Linhão de Tucuruí recomecem a partir do mês de julho e durem aproximadamente três anos.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo