TRF-2 condena ex-deputados estaduais Jorge Picciani, Paulo Mello e Edson Albertassi

Operação Cadeia Velha

Publicado em 29/03/2019 - 11:18 Por Fabiana Sampaio - Brasília

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região, no Rio de Janeiro, condenou, nessa quinta-feira (28), os ex-deputados estaduais Jorge Picciani, Paulo Mello e Edson Albertassi, todos do MDB, por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

 

Todos foram condenados na ação penal derivada da Operação Cadeia Velha, que apurou o pagamento de propina por empresários ligados à Fetranspor, que reúne as empresas de ônibus do estado, e pela Odebrecht, em obras na gestão do ex-governador Sérgio Cabral.

 

O ex-presidente da Alerj Jorge Picciani foi o que teve a pena mais alta de 21 anos de reclusão e multa, pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Paulo Mello, que também presidiu a Alerj, foi condenado a mais de 12 anos de prisão e Edson Albertassi a mais de 13  anos. 


O voto do relator Abel Gomes pela condenação dos três foi acompanhado pelos outros quatro desembargadores da 1ª Seção Especializada do TRF-2. 

 

A ação penal foi julgada na segunda instância da Justiça Federal porque os parlamentares tinham foro privilegiado na época da denúncia. A decisão do tribunal também manteve as prisões preventivas dos três deputados. Jorge Picciani está em prisão domiciliar.

 

Ainda cabem recursos contra as condenações. Eles só começam a cumprir a sentença depois que os recursos forem julgados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

 

Outros onze réus da operação Cadeia Velha também foram condenados, nessa quinta-feira, pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio. Entre eles, o empresário Jacob Barata, conhecido como rei do ônibus, que foi condenado a 12 anos de reclusão, e Felipe Picciani, filho de Jorge Picciani, condenado a mais de 17 anos de prisão.

Últimas notícias
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo