Às vésperas da Câmara votar o projeto legislativo que suspenderia o decreto de armas já aprovado pelo Senado e também um dia antes do Supremo julgar um pedido para anular os decretos presidenciais sobre porte e posse de armas de fogo no Brasil, o governo revogou o texto editado em maio e anunciou três novos decretos e mais um projeto de lei sobre o tema.
Os textos foram entregues ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, pelos ministros Onyx Lorenzoni, da Casa civil, e Jorge Oliveira, da Secretaria-Geral da Presidência.
Oliveira explicou que a revogação foi uma determinação do presidente Jair Bolsonaro.
Onyx afirmou que o governo entendeu que o melhor caminho era chegar a um entendimento com o parlamento e que os novos decretos e o projeto de Lei foram consenso entre os presidentes da Câmara e Senado e os lideres partidários.
Faz parte do acordo, ainda, que a posse de arma de fogo em toda propriedade deve ser discutida no plenário do Senado hoje.
O decreto editado em maio havia regulamentado regras de aquisição, cadastro, registro, posse, porte e comercialização de munições e armas de fogo no país.
A edição extra do Diário Oficial da União, publicada hoje, traz a revogação da medida, que havia sido editada no dia 7 de maio e retificada no dia 21 do mesmo mês.
![Secretaria de Comunicação Social/Divulgação Brasília (DF) 21/12/2024 - Conheça a identidade visual do BRICS Brasil: árvore amazônica traduz objetivos do grupo.
Foto: Secretaria de Comunicação Social/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Meta/Divulgação Brasília (DF), 08/01/2025 - Logo da empresa Meta. Facebook, Messenger, Instagram, Whatsapp. Foto: Meta/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Hatem Khaled/Proibida reprodução Palestinians react to news on a ceasefire deal with Israel, in Khan Younis in the southern Gaza Strip, January 15, 2025. Reuters/Hatem Khaled/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 20/09/2024 - Olhos de criança. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 06/03/2024 – Entregadores de aplicativo trabalham na região do Centro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)