Reforma da Previdência: relator deixa de fora estados, municípios e regime de capitalização

Reforma da Previdência

Publicado em 12/06/2019 - 23:21 Por Kariane Costa - Brasília

Relator da Reforma da Previdência muda o texto do governo e retira  do parecer estados e municípios.

 

Samuel Moreira (PSDB-SP) também deixou de fora o regime de capitalização, aquele que é uma espécie de poupança forçada que o trabalhador deveria fazer.

 

A prévia do relatório, que será apresentado nesta quinta-feira (13),  foi feita pelo relator e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), além de líderes partidários da Câmara a jornalistas.

 

Maia disse ter interesse em manter todos os estados e municípios  na reforma e afirmou que eles não estão totalmente excluídos já que, até o fim das discussões, o relator pode complementar o voto.

 

As mudanças no Beneficio de Prestação Continuada (BPC) e na  aposentaria rural, propostas pelo governo, também estão fora do parecer.

 

Para as mulheres, o relator Samuel Moreira quer reduzir o tempo mínimo de contribuição de 20 para 15 anos. Para os homens, ele manteve a proposta dos 20 anos.

 

Sobre a idade mínima, permanece a proposta do texto original -  mulheres, 62 anos - já os homens devem trabalhar um pouco mais, até os 65 anos. Uma exceção é em relação à mulher professora, que passaria a se aposentar com 57 anos.

 

Ao fim da apresentação, o relator cobrou mais empenho do governo sobre a proposta.

 

A desconstitucionalização, que é quando futuras mudanças não precisam ser feitas por emendas à Constituição, também está fora.

 

Rodrigo Maia já disse que espera poder pautar a matéria no plenário, na primeira semana de julho, antes do recesso parlamentar, que começa oficialmente no dia 18.

Últimas notícias
Economia

STF: Estados apresentam propostas à União sobre ICMS dos combustíveis

Os estados propõem, por exemplo, que a base de cálculo do imposto sobre o diesel seja sobre a média dos últimos 60 meses. A proposta foi apresentada em reunião virtual convocada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.

Baixar arquivo
Economia

Dívida Pública sobe 2,01% em maio e fica em R$ 5,7 trilhões

Geralmente, as despesas do Estado brasileiro são maiores do que a renda arrecadada com impostos e contribuições. A dívida pública federal são os valores tomados por empréstimo pela União para conseguir pagar essas despesas.

Baixar arquivo
Cultura

CCBB no Rio exibe obras inéditas de Candido Portinari

A  exposição “Portinari Raros” será aberta ao público nesta quarta-feira (29), passando por temas como fauna, flora, crianças e o teatro.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Baía de Guanabara tem toda sua água classificada como péssima ou ruim

A qualidade da água da Baía de Guanabara, um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro, piorou nos últimos dois anos. No trecho próximo ao aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade, a qualidade caiu de regular em 2019, para ruim em 2021. 

Baixar arquivo
Geral

BH: incêndio na Santa Casa tem pacientes mortos e leitos interditados

O incêndio teria sido provocado a princípio por um vazamento de um tubo de oxigênio, combinado com uma pane em um dos equipamentos médicos.

Baixar arquivo