Reforma da Previdência: relator deixa de fora estados, municípios e regime de capitalização

Reforma da Previdência

Publicado em 12/06/2019 - 23:21 Por Kariane Costa - Brasília

Relator da Reforma da Previdência muda o texto do governo e retira  do parecer estados e municípios.

 

Samuel Moreira (PSDB-SP) também deixou de fora o regime de capitalização, aquele que é uma espécie de poupança forçada que o trabalhador deveria fazer.

 

A prévia do relatório, que será apresentado nesta quinta-feira (13),  foi feita pelo relator e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), além de líderes partidários da Câmara a jornalistas.

 

Maia disse ter interesse em manter todos os estados e municípios  na reforma e afirmou que eles não estão totalmente excluídos já que, até o fim das discussões, o relator pode complementar o voto.

 

As mudanças no Beneficio de Prestação Continuada (BPC) e na  aposentaria rural, propostas pelo governo, também estão fora do parecer.

 

Para as mulheres, o relator Samuel Moreira quer reduzir o tempo mínimo de contribuição de 20 para 15 anos. Para os homens, ele manteve a proposta dos 20 anos.

 

Sobre a idade mínima, permanece a proposta do texto original -  mulheres, 62 anos - já os homens devem trabalhar um pouco mais, até os 65 anos. Uma exceção é em relação à mulher professora, que passaria a se aposentar com 57 anos.

 

Ao fim da apresentação, o relator cobrou mais empenho do governo sobre a proposta.

 

A desconstitucionalização, que é quando futuras mudanças não precisam ser feitas por emendas à Constituição, também está fora.

 

Rodrigo Maia já disse que espera poder pautar a matéria no plenário, na primeira semana de julho, antes do recesso parlamentar, que começa oficialmente no dia 18.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Pesquisa indica que vacinados continuam a transmitir a covid-19

Quem está vacinado contra a covid-19 ainda pode transmitir a doença e também contrair o coronavírus, ainda que com menor gravidade. Essas são as conclusões de um estudo da Fapesp.

Baixar arquivo
Saúde

Em 24 anos, SP registra queda de 74% de mortes por Aids

Em 1995, foram registrados 7.739 óbitos. Em 2019, caiu para 2.049 mortes.

Baixar arquivo
Geral

Governo deve apresentar reformulação de programas sociais

As mudanças devem juntar diversos programas sociais já existentes e beneficiar cerca de 17 milhões de pessoas. Atualmente, o Bolsa Família atende em torno de 14 milhões de pessoas.

Baixar arquivo
Esportes

Tóquio 2020: Japonês vence individual geral da ginástica artística

O brasileiro Caio Souza terminou na 17ª posição na final do individual geral masculino de ginástica artística. Já o paulista Diogo Soares foi o 20° colocado.

Baixar arquivo
Economia

Prorrogada suspensão dos procedimentos de benefícios sociais

A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada nessa terça-feira (27) no Diário Oficial da União.

Baixar arquivo
Esportes

Tóquio: Brasil pega Egito nas quartas de final no futebol masculino

A liderança do Grupo D ficou definida após o Brasil vencer a Arábia Saudita por 3 a 1 no Estádio de Saitama, na cidade de Saitama. 

Baixar arquivo