Acordo garante regras mais amenas para pensão de viúvas e contribuição de mulheres

Reforma da Previdência

Publicado em 12/07/2019 - 00:13 Por Kariane Costa - Brasília

A primeira votação do dia demorou a ser concluída. Com 344 votos favoráveis, os deputados aprovaram regras mais amenas para mulheres e viúvas que recebem pensão. Foram horas de articulação e negociação entre os partidos e o governo cedeu.

 

O acordo foi fechado da seguinte forma: caso a viúva receba um salário, ela vai receber 60% de um salário de pensão. No caso de ela perder a renda, automaticamente, ela receberá um salário mínimo de pensão.

 

Pelo acordo, isso será viabilizado por meio de portaria do INSS – regra que, posteriormente, será enviada ao Congresso por meio projeto de lei complementar.

 

O acordo também prevê que a renda que vale para cálculo da pensão é apenas da viúva. Antes, contava a renda familiar, ou seja, os ganhos dos filhos também entravam no cálculo.

 

O secretário de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, disse que o Ministério da Economia vai editar uma portaria para tornar automático o valor de um salário mínimo de pensão caso a viúva perca o emprego. Hoje, a viúva tem que comprovar que perdeu a sua renda.

 

Para mulheres em geral, ficou aprovado que elas vão receber 60% da aposentadoria com 15 anos de contribuição e, a cada ano, aumenta 2%. O texto original previa 20 anos.

 

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo