Comissão da Câmara pede mais recursos federais para Roraima enfrentar crise de imigração venezuelana

Venezuelanos

Publicado em 17/07/2019 - 09:46 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

A Comissão Externa da Câmara sobre a crise na Venezuela encerrou os trabalhos deste semestre legislativo com uma série de recomendações para os governos federais e estaduais.

 

A principal delas é o repasse de R$ 25,5 milhões para o estado de Roraima usar na educação básica.

 

Cidades como Pacaraima já têm 33% vagas do ensino público ocupadas por venezuelanos.

 

O hospital do município aumentou em 80% os atendimentos para atender a demanda da imigração.

 

Por isso, a Comissão da Câmara defende a contratação de mais profissionais de saúde, agentes de combate a endemias, além da cooperação de órgãos federais e estaduais na área de segurança pública. Cerca 10% dos detentos de todo o estado de Roraima já são venezuelanos.

 

As recomendações constam do relatório preliminar do deputado Antonio Nicoletti, do PSL de Roraima, já aprovado na comissão.

 

Ele reconhece os resultados positivos da Operação Acolhida, que levou imigrantes de Roraima para outros estados com apoio das Forças Armadas. Mas avalia que a operação não atendeu as dificuldades financeiras do estado.

 

Os parlamentares estiveram em Roraima no mês de abril deste ano. 

 

Procuramos a Casa Civil da Presidência da República para saber sobre a resposta ao pedido de aportes financeiros, mas até o fechamento desta edição não obtivemos retorno.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo