Sob debates intensos, reforma da Previdência vai chegando à reta final na Câmara

Emenda à Constituição

Publicado em 10/07/2019 - 19:05 Por Kariane Costa - Brasília

Chegamos à reta final para a votação em primeiro turno do texto da reforma da previdência aqui na Câmara dos deputados.

 

O plenário está completamente lotado, e parlamentares a favor e contra o texto fazem manifestações. Grupos ligados ao governo seguram bandeiras do Brasil. Já os ligados à oposição gritam palavras de ordem contra o governo.

 

Ao longo do dia, deputados favoráveis à reforma conseguiram derrubar os requerimentos de obstrução. Nesta fase, 3 deputados a favor e 3 contra se revezam na tribuna. Antes de conhecermos o resultado da votação, é necessário a orientação de bancada onde cada partido orienta como os deputados devem votar e fazem seus discursos na tribuna.

 

Mas não deve demorar muito ... Depois de aprovado o texto principal, os deputados passam à análise dos chamados destaques, que são propostas de modificações.

 

Uma dessas mudanças que está sendo costurada é um acordo para que se reapresente regras especiais para aposentadoria dos agentes policiais federais.

 

Apesar da líder do governo no Congresso, Joice Haselmann, do PSL, e o ministro Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, afirmarem que os agentes já estavam contemplados no texto e garantirem, ontem, que não haveria mudanças para a categoria, voltaram atrás e apoiam agora a flexibilização para policiais.

 

A emenda fruto desse acordo prevê idade mínima de 53 anos para homens, 52 para mulheres + 100% de pedágio. Agora há pouco, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, criticou um outro destaque sobre os policiais, o do partido Podemos. Maia afirmou que a criação de regras especiais para profissionais que exercem atividades ligadas à segurança pública pode dar uma péssima sinalização para a Reforma, já que todas as outras categorias vão se aposentar com idade mínima e, pela proposta do partido, a idade mínima para policiais pode ser suprimida.

 

O texto aprovado pela comissão prevê que os policiais se aposentem aos 55 anos. De acordo o líder do PP, Aguinaldo Ribeiro, a ideia é apresentar uma emenda que junte polícias e contemple mulheres.

 

Também há expectativa de ajuste nas regras para as mulheres se aposentarem. O texto que será analisado pelo plenário estabelece que elas vão receber 60% da aposentadoria com 20 anos de contribuição, e o acordo quer diminuir para 15 anos.

 

Já a oposição afirmou que vai apresentar todos os destaques a que direito, então, a votação só deve ser concluída mais para o fim da semana

 

Outra novidade é que o líder do Novo, deputado Marcel Van Hattem, anunciou que o partido retirou as emendas que queriam reincluir estados e municípios no texto da reforma da Previdência.

 

Ou seja, servidores municipais e estaduais ficam de fora da reforma, pelo menos por enquanto.

 

Ele disse que o tema deve voltar ao debate no Senado e que a matéria seria encaminhada à Câmara na forma de uma nova proposta de emenda à Constituição.

 

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo