Compra de votos foi o principal motivo para a perda de mandatos em prefeituras

Eleições

Publicado em 04/08/2019 - 11:59 Por Sayonara Moreno - Brasília

A compra de votos foi o principal motivo para a perda de mandatos em prefeituras, que terão novas eleições, neste domingo. Os gestores de cinco cidades sofreram cassação do registro de candidatura, do diploma ou do mandato, após irregularidades confirmadas pela justiça eleitoral. As eleições suplementares deste domingo serão em cinco cidades, de quatro estados.

 

Em Minas Gerais, quarenta mil eleitores vão decidir quem vai ser o novo prefeito da cidade de Itabirito, região metropolitana de Belo Horizonte. O atual gestor, Alexander Silva Salvador de Oliveira, teve a chapa cassada por abuso do poder econômico e capacitação ilícita de recursos, na campanha de 2016.

 

No estado de São Paulo, as urnas voltam a ser ligadas em duas cidades: Meridiano e Floreal. O Prefeito de Meridiano, Orivaldo Rizatto, e a vice foram condenados por compra de votos. Em Floreal, os mandatos do prefeito, Manoel de Castilho, e do vice, foram cassados por abuso de poder político e econômico, também por compra de votos na última eleição.

 

A cidade de Brasileira, no Piauí, vai decidir quem fica no lugar de Paula Miranda Araújo e do vice, eleitos em 2016. Ambos tiveram o mandato cassado, também, por compra de votos e abuso de poder econômico.

 

A cidade turística de Paraty, no Rio de Janeiro, também vai eleger uma nova chapa neste domingo. O prefeito Carlos José Miranda e o vice perderam o mandato após serem condenados por abuso de poder econômico. Eles chegaram a recorrer da decisão da justiça eleitoral, mas a cassação foi mantida.

 

O calendário de eleições suplementares, este ano, termina no pleito do dia primeiro de setembro, quando eleitores voltarão às urnas, nas cidades de Mirandópolis e Paulínia, em São Paulo; Camamu, na Bahia, Dionísio, em Minas Gerais, e Riachão do Dantas, em Sergipe.

 

Últimas notícias
Geral

Distrito Federal abre abrigo provisório depois de recorde de frio

Por enquanto, são 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, para pernoite, das 20h até as 8h, no Ginásio do Centro Integrado de Educação Física, na quadra 907 Sul, região central da capital federal.

Baixar arquivo
Geral

Divulgada a lista de aprovados do concurso para o Censo 2022, do IBGE

Agora a próxima etapa será a de convocação e depois os aprovados serão chamados pelo IBGE para realizar treinamento.

Baixar arquivo
Economia

Equipe econômica aumenta previsão de alta para a inflação deste ano

De acordo com o Relatório de Receitas e Despesas do segundo bimestre, a inflação que, na previsão anterior, encerraria o ano em 6,5%, agora deve chegar a 7,9%, mais que o dobro do centro da meta de inflação anunciada para este ano, que seria de 3,5%. Já a previsão da taxa Selic subiu de 11,6% ao ano para 12,2%.

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro é o 1º caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha

O rapaz, de 26 anos, viajou também para Portugal e Espanha antes de chegar a Alemanha. Ele estava há uma semana em Munique, cidade ao sul do país. A informação foi divulgada pelo Instituto de Microbiologia de Bundeswehr, ligado às forças armadas alemãs.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Agricultura lança campanha de promoção do produto orgânico

A campanha tem como objetivo detalhar os mecanismos de controle da qualidade orgânica que são utilizados no Brasil. Ou seja, ajudar o consumidor a identificar se determinado produto no mercado é orgânico e também a reconhecer as fraudes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frio começa a perder força na área central do país

O deslocamento de uma frente fria sobre o litoral da Bahia, associada a alta convergência de umidade vinda do Oceano Atlântico, vai favorecer a ocorrência de fortes chuvas no norte da região Nordeste.

Baixar arquivo