Dodge envia ao STF parecer de demarcação de terras Xokleng, em Santa Catarina

Santa Catarina

Publicado em 16/09/2019 - 15:19 Por Michelle Moreira - Brasília

A poucos dias de deixar o cargo, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer sobre a demarcação de terras indígenas da etnia Xokleng, em Santa Catarina.

 

Para Dodge, a Suprema Corte deve adotar o entendimento de que, em casos de demarcação de terras indígenas, não seja considerado o marco temporal. Lembrando que a tese do marco temporal foi estabelecida pelo STF, como uma das condicionantes no julgamento do caso Raposa Serra do Sol.

 

A condição para demarcação era que os índios estivessem ocupando o local na época da promulgação da Constituição de 1988 ou que ficasse comprovada a remoção forçada, com a resistência deles.

 

A partir dessa decisão, inúmeras ações correm na Justiça para invalidar processos de demarcação de terras com base na aplicação automática desse critério.

 

A procuradora-geral afirma que essa situação tem ocasionado instabilidade jurídica e social. E esclareceu que o STF não vinculou a decisão do caso Raposa Serra do Sol aos demais processos de demarcação.

 

Dodge defendeu que o direito dos indígenas sobre as terras tradicionalmente ocupadas está de acordo com a Constituição e que o procedimento de demarcação é apenas uma formalidade. Além disso, destacou que o marco temporal não deve ser usado de forma automática.

 

No caso de Santa Catarina, o marco temporal foi um dos argumentos apontados pela Fatma, a Fundação de Amparo Tecnológico ao Meio Ambiente, para solicitar a reintegração de posse de terra ocupada pela etnia Xokleng.

 

Tanto a Justiça Federal de primeira instância quanto o TRF4 deram ganho de causa à Fatma, determinando a reintegração de posse da área e a retirada de cerca de 100 indígenas que ocupavam o local desde 2009.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo