A Polícia Federal fez nesta sexta-feira (27) uma ação de busca e apreensão na casa e no escritório do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, em Brasília. As buscas foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
Foi uma reação à declaração de Janot de que chegou a ir armado com um revólver ao Supremo, com a intenção de matar o ministro Gilmar Mendes e, depois, cometer suicídio. O fato teria ocorrido em 2017.
Na época, circulou na imprensa a informação de que a filha de Rodrigo Janot, defendia a empreiteira OAS, envolvida na Lava Jato, em processos no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O ex-procurador atribuiu a divulgação da informação a Gilmar Mendes e, por isso, cogitou praticar o crime.
O episódio é narrado por Janot no livro recém-lançado, com o título “Nada Menos que Tudo”, mas sem citar o nome do ministro do Supremo. A citação só foi feita em entrevistas à imprensa.
Ao tomar conhecimento das declarações, Gilmar Mendes pediu a Alexandre Moraes, que é relator de um inquérito que investiga fake news e ofensas contra a Corte, a suspensão do porte de arma de Rodrigo Janot e a proibição de que o ex-procurador entre no Supremo.
Em nota, Mendes declarou que Rodrigo Janot é “um potencial facínora” e questionou a forma como é feita a escolha do ocupante do cargo.
Rodrigo Janot foi procurador-geral da República por dois mandatos, de 2013 a 2017.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![REUTERS/Washington Alves/Proibida reprodução A Brazilian migrant, deported from the U.S. under President Donald Trump's administration, is welcomed by his relative at the Confins airport in Belo Horizonte, Brazil, January 25, 2025. Reuters/Washington Alves/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Fachada do Aeroporto Internacional de Guarulhos.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Vitor Silva/Botafogo/Direitos Reservados botafogo, internacional, brasileiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 18/08/2024 - Candidatos chegam para as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)na UERJ, zona norte da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Edifício-Sede do Banco Central em Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)