Polícia Federal faz buscas na casa e no escritório de Rodrigo Janot

Ex-procurador

Publicado em 27/09/2019 - 22:54 Por Victor Ribeiro - Brasília

A Polícia Federal fez nesta sexta-feira (27) uma ação de busca e apreensão na casa e no escritório do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, em Brasília. As buscas foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

 

Foi uma reação à declaração de Janot de que chegou a ir armado com um revólver ao Supremo, com a intenção de matar o ministro Gilmar Mendes e, depois, cometer suicídio. O fato teria ocorrido em 2017.

 

Na época, circulou na imprensa a informação de que a filha de Rodrigo Janot, defendia a empreiteira OAS, envolvida na Lava Jato, em processos no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O ex-procurador atribuiu a divulgação da informação a Gilmar Mendes e, por isso, cogitou praticar o crime.

 

O episódio é narrado por Janot no livro recém-lançado, com o título “Nada Menos que Tudo”, mas sem citar o nome do ministro do Supremo. A citação só foi feita em entrevistas à imprensa.

 

Ao tomar conhecimento das declarações, Gilmar Mendes pediu a Alexandre Moraes, que é relator de um inquérito que investiga fake news e ofensas contra a Corte, a suspensão do porte de arma de Rodrigo Janot e a proibição de que o ex-procurador entre no Supremo.

 

Em nota, Mendes declarou que Rodrigo Janot é “um potencial facínora” e questionou a forma como é feita a escolha do ocupante do cargo.

 

Rodrigo Janot foi procurador-geral da República por dois mandatos, de 2013 a 2017.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo