logo Radioagência Nacional
Política

Presidente do Senado quer antecipar votação da reforma da Previdência para a próxima semana

Presidente do Senado
Baixar
Lucas Pordeus Leon
05/09/2019 - 16:09
Brasília

As propostas de reforma da Previdência, tanto a principal quanto a paralela, chegaram ao Plenário do Senado Federal. Foram aprovadas na Comissão de Constituição e Justiça após 10 horas de debates.

 

O relator, Tasso Jereissati, do PSDB cearense, ainda fez uma nova alteração antes da votação, excluindo do texto mudanças no pagamento da pensão por morte. Com isso, fica proibido o pagamento de pensão no valor inferior a um salário mínimo, como previa o texto que chegou da Câmara.

 

Com a aprovação na CCJ, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse que vai tentar antecipar a votação do primeiro turno da PEC para próxima quarta-feira.

 

“Conversei com alguns senadores ontem e vamos tentar compatibilizar com eles para a gente votar na semana que vem em primeiro turno. Alguns senadores ainda não estão convencidos disso, mas a gente vai conversar com eles para tentar dar celeridade a esse processo. Se não houver consenso, vou seguir a regra e deixar para a próxima semana”.

 

Pelo calendário inicial apresentado, a votação da PEC só aconteceria após cinco sessões de discussão no plenário, mas o presidente da Casa vai tentar pular essa etapa. O cronograma estipula o dia 10 de outubro como data final para a votação em segundo turno.

 

Já sobre a PEC paralela, que estende as mudanças na aposentadoria também para os servidores de estados e municípios, o presidente Davi Alcolumbre disse que espera votá-la até o final deste ano.

x