Presidente do Senado quer antecipar votação da reforma da Previdência para a próxima semana

Presidente do Senado

Publicado em 05/09/2019 - 16:09 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

As propostas de reforma da Previdência, tanto a principal quanto a paralela, chegaram ao Plenário do Senado Federal. Foram aprovadas na Comissão de Constituição e Justiça após 10 horas de debates.

 

O relator, Tasso Jereissati, do PSDB cearense, ainda fez uma nova alteração antes da votação, excluindo do texto mudanças no pagamento da pensão por morte. Com isso, fica proibido o pagamento de pensão no valor inferior a um salário mínimo, como previa o texto que chegou da Câmara.

 

Com a aprovação na CCJ, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse que vai tentar antecipar a votação do primeiro turno da PEC para próxima quarta-feira.

 

“Conversei com alguns senadores ontem e vamos tentar compatibilizar com eles para a gente votar na semana que vem em primeiro turno. Alguns senadores ainda não estão convencidos disso, mas a gente vai conversar com eles para tentar dar celeridade a esse processo. Se não houver consenso, vou seguir a regra e deixar para a próxima semana”.

 

Pelo calendário inicial apresentado, a votação da PEC só aconteceria após cinco sessões de discussão no plenário, mas o presidente da Casa vai tentar pular essa etapa. O cronograma estipula o dia 10 de outubro como data final para a votação em segundo turno.

 

Já sobre a PEC paralela, que estende as mudanças na aposentadoria também para os servidores de estados e municípios, o presidente Davi Alcolumbre disse que espera votá-la até o final deste ano.

Últimas notícias
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo