Maia e Alcolumbre repudiam possível volta do AI-5; Bolsonaro diz que não defende autoritarismo

Repercussão

Publicado em 31/10/2019 - 19:56 Por Kariane Costa - Brasília

Os presidentes da Câmara e do Senado divulgaram nota, nesta quinta-feira, sobre a declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) sobre uma possível volta do AI-5.


Davi Alcolumbre lamentou a fala do deputado e disse que no Brasil não há espaço para retrocesso autoritário e pediu respeito à democracia no país.


Em sua nota, Rodrigo Maia repudiou as palavras do deputado e reafirmou que o Brasil é um estado democrático, e que uma nação só é forte quando as instituições estão fortalecidas.


O presidente Jair Bolsonaro, durante uma entrevista, ao vivo, no programa do jornalista Datena, na televisão, disse que o filho foi mal interpretado nas declarações.


A reação veio depois de uma entrevista do deputado Eduardo Bolsonaro, em que ele afirma que, se a esquerda radicalizar no Brasil, uma das respostas do governo poderá ser via um novo AI-5. A entrevista foi divulgada no canal da jornalista Leda Nagle, no YouTube.


O Ato Institucional nº 5, conhecido como AI-5, foi um decreto durante o regime militar, que declarou o fechamento do Congresso Nacional e autorizou o presidente a decretar estado de sítio por tempo indeterminado.

Últimas notícias
Segurança

PF prende 24 pessoas em operação contra pornografia infantil

24 pessoas foram presas na segunda fase da operação Lobos, realizada pela Polícia Federal, nesta sexta-feira, para reprimir abuso sexual infantil na darkweb. Os sites eram utilizados por quase 2 milhões de usuários, em todo o mundo.

Baixar arquivo
Segurança

Argelino vira réu por apologia ao nazismo

O cidadão argelino Abdessalem Martani, que vive no Brasil , se tornou réu por publicar imagens que fazem apologia ao nazismo no Facebook.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 30 países já notificaram casos da Ômicron

Por ter uma maior facilidade de transmissão, a nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país. .

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo