Bolsonaro quer Garantia da Lei e da Ordem em área rural; projeto vai ao Congresso

Projeto de Lei

Publicado em 25/11/2019 - 15:55 Por Sayonara Moreno - Brasília

Depois de enviar o projeto de lei sobre excludente de ilicitude, ao Congresso Nacional, o presidente, Jair Bolsonaro, disse, nesta segunda-feira (25) que pretende enviar um projeto de GLO, Garantia da Lei e da Ordem, para áreas rurais em casos de reintegração de posse, por exemplo.

 

A declaração foi dada nesta segunda-feira, ao sair do Palácio da Alvorada. Preocupado com possíveis resistências ao projeto de lei, Bolsonaro disse que, apesar de a decisão caber ao Parlamento, cabe a ele reduzir os decretos de GLO, Garantia da Lei e da Ordem.

 

Bolsonaro lembrou que a GLO é sempre determinada pelo presidente da República, a partir de um pedido do governador de cada estado, em situações de conflito ou questões ambientais, quando o poder estadual não consegue mais administrar.

 

A respeito de publicações que citam uma possível troca de ministros, Bolsonaro afirmou que, por enquanto, não existe nenhuma chance de isso acontecer.

Últimas notícias
Geral

Censo: territórios quilombolas têm predominância de homens e jovens

Os dados são do Censo de 2022, que também mostraram que os quilombolas estão distribuídos por 1,7 mil municípios, em um total de pouco mais de 1,3 milhão pessoas.

Baixar arquivo
Geral

Governo estuda eventual adiamento do Concurso Nacional

O pedido foi feito pelo governo do Rio Grande do Sul que está em situação de crise devido às chuvas no estado. 

Baixar arquivo
Geral

Santa Catarina tem previsão de chuva intensa; uma morte foi confirmada

Nas últimas 48 horas, o estado tem sido atingido por temporais com raios, rajadas de vento e chance de granizo. Pelo menos 155 pessoas estão desalojadas e 26 desabrigadas. 

Baixar arquivo
Política

Execução de políticas públicas para povos indígenas teve queda em 2023

Apesar do orçamento autorizado inicialmente ter sido 25% maior, a execução financeira do órgão ao longo do ano foi de cerca de R$ 590 milhões, enquanto que em 2022 ficou em pouco mais de R$ 666 milhões.

Baixar arquivo
Geral

Deputado é o 1º parlamentar condenado por violência política de gênero

A decisão do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro foi em resposta às ofensas proferidas pelo deputado estadual Rodrigo Amorim, do União Brasil, contra a vereadora trans Benny Briolly, do PSOL de Niterói, município na região metropolitana.

Baixar arquivo
Geral

Cemaden alerta que chuvas no RS podem piorar no fim de semana

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais emitiu 30 alertas vermelhos com risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

Baixar arquivo