Os escritórios de advocacia do ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) César Asfor Rocha, em Brasília e São Paulo, foram alvos de mandados de busca e apreensão, nesta sexta-feira (29). A ação faz parte da chamada Operação Appius, que teve origem na delação premiada do ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci.
O inquérito policial apura o suposto pagamento de propina com objetivo de suspender e anular a Operação Castelo de Areia, deflagrada em 2009.
Em nota, o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo afirma que apenas em casos excepcionais escritórios de advocacia podem ser alvo de buscas pois a atividade dos advogados, segundo o MPF, tem valor importante para democracia.
Mas o Ministério Público justifica a ação dizendo que é para apurar indícios de prática de crimes pela pessoa responsável pelo escritório. E que as diligências realizadas seriam necessárias porque, ao realizar busca e apreensão na residência do investigado não foram encontrados computadores, apesar de haver impressoras e monitores no local.
O MPF afirma que foram identificados que dados dos celulares foram apagados.
A operação nos escritórios contou com o acompanhamento de um representante da OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil.
Em nota, a assessoria do escritório Cesar Asfor Rocha Advogados informou que aguarda com serenidade as apurações e diz que o ex-ministro Antônio Palloci tenta comprar sua liberdade com as suposições que, segundo a nota, não tem respaldo nos fatos.
![Print Paulo Pinto/Agência Brasi São Paulo (SP) 14/02/2025 - Centro de Sismologia da USP nega terremoto após alerta do Google.
Print Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Gleb Garanich/Direitos Reservados Vista da usina nuclear de Chernobyl](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Elza Fiúza/Agência Brasil/Arquivo lavoura agricultura familiar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Dep. Daniel Silveira (PSL - RJ)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)