Governo envia ao Congresso proposta para impedir punição de policial que matar em operação da GLO

Enviado ao Congresso

Publicado em 21/11/2019 - 17:20 Por Sayonara Moreno - Brasília

Depois que o grupo de trabalho da Câmara dos Deputados retirou o excludente de ilicitude do texto do pacote anticrime, o governo federal enviou a medida ao Congresso, separada, em um projeto de lei. O Presidente Jair Bolsonaro explicou que esse foi um dos projetos que devem ser enviados ao Congresso e fez um apelo aos parlamentares.


“Entra Forças Armadas, Polícia Federal, Rodoviária, Polícia Civil, Polícia Militar. O que é o excludente de ilicitude? Em operação, você responde, mas não tem punição. Vamos depender, meus parlamentares, de aprovar isso lá. Será uma grande guinada no combate à violência no Brasil. Nós temos como diminuir, e muito, o número de mortes por 100 mil habitantes no Brasil”.

 

O envio do PL foi anunciado por Bolsonaro, nesta quinta-feira, durante o lançamento do novo partido dele, o Aliança pelo Brasil, em Brasília. Depois disso, a medida foi publicada no Diário Oficial da União.


Segundo a mensagem, a proposta "estabelece normas aplicáveis aos militares em operações da Garantia da Lei e da Ordem e aos integrantes dos órgãos a que se refere o artigo 144 da Constituição e da Força Nacional de Segurança Pública, quando em apoio a operações de Garantia da Lei e da Ordem".


Na prática, o projeto prevê que os agentes de segurança não sejam punidos, caso matem durante operações. O excludente prevê que não há crime quando o agente age por necessidade, em legítima defesa, em cumprimento do dever legal ou no exercício regular de direito. O PL enviado pelo governo exime de punição os policiais federais, rodoviários e ferroviários federais, civis, militares e Corpo de Bombeiros.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Tóquio 2020: Japonês vence individual geral da ginástica artística

O brasileiro Caio Souza terminou na 17ª posição na final do individual geral masculino de ginástica artística. Já o paulista Diogo Soares foi o 20° colocado.

Baixar arquivo
Economia

Prorrogada suspensão dos procedimentos de benefícios sociais

A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada nessa terça-feira (27) no Diário Oficial da União.

Baixar arquivo
Esportes

Tóquio: Brasil pega Egito nas quartas de final no futebol masculino

A liderança do Grupo D ficou definida após o Brasil vencer a Arábia Saudita por 3 a 1 no Estádio de Saitama, na cidade de Saitama. 

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde diz que adolescentes serão vacinados

A previsão é que esses jovens comecem a ser vacinados em setembro com a aplicação de todas as primeiras doses em pessoas com mais de 18 anos.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei masculino: Brasil perde para o Comitê Russo

Em dia infeliz, a seleção brasileira masculina de vôlei perdeu nesta quarta-feira (28) para o Comitê Olímpico Russo (ROC, na sigla em inglês) por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/20 e 25/20.

Baixar arquivo
Economia

IBGE: inflação da indústria tem alta de 1,31% em junho

Com o resultado, o acumulado no ano atingiu 19,11%, maior patamar para o período de toda a série histórica, iniciada em 2014. A alta acumulada em 12 meses também foi recorde: 36,81%.

Baixar arquivo