Deputado Wilson Santiago é investigado por irregularidades em obras de adutora na Paraíba

Obras em adutora

Publicado em 21/12/2019 - 16:08 Por Sayonara Moreno - Brasília

Policiais federais estiveram na Câmara dos Deputados, neste sábado (21), no gabinete do deputado federal José Wilson Santiago, do PTB da Paraíba.

 

Além do deputado, foram alvos quatro assessores parlamentares dele e um empresário, durante a operação Pés de Barro. Na cidade paraibana de Uiraúna, um funcionário é investigado, e o prefeito João Bisco Nonato Fernandes foi um dos presos na operação.

 

Todos são investigados por desvio de verba pública para o pagamento de propina, relacionada à construção de uma adutora no sertão paraibano. A operação Pés de Barro tem quatro mandados de prisão preventiva, sete ordens de afastamento das funções públicas e 13 mandados de busca e apreensão nas casas e locais de trabalho dos investigados.

 

Os mandados foram expedidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Melo, devido ao foro garantido pelo cargo do deputado federal, e cumpridos nas cidades paraibanas de João Pessoa, Uiraúna e São João do Rio do Peixe; além da capital federal.

 

Os investigadores apuraram irregularidades nas obras de construção da adutora Capivara: as obras contratadas por mais de R$ 24 milhões tiveram mais de R$ 1 milhão desviados para o pagamento de propina, distribuída entre os envolvidos.

 

Segundo a Polícia Federal, os envolvidos devem responder pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro, fraude licitatória e formação de organização criminosa. Caso condenados, as penas, somadas, podem ultrapassar VINTE anos de prisão.

 

Até o fechamento desta edição, a reportagem não obteve retorno dos envolvidos na operação.

 

Últimas notícias
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo