Cooperação entre cientistas brasileiros e indianos está entre acordos firmados hoje

Brics

Publicado em 25/01/2020 - 10:43 Por Vanessa Casalino - Nova Délhi

No primeiro dia de atos oficiais o presidente Jair Bolsonaro foi recebido no Palácio presidencial pelo presidente Ram Nath Kovind e o primeiro ministro Narendra Modi.

 

Em outro Palácio, a Hyderabad House, local destinado à recepção de chefes de estado, representantes dos dois governos assinaram 15 atos com o objetivo de intensificar as relações entre os dois países.

 

Entre os acordos assinados está o de cooperação em bioenergia para incentivar a produção e o uso de biocombustíveis, aproveitando a experiência já acumulada pelos dois países.

 

Também foi assinado um entendimento para promover a cooperação em petróleo e gás; e outro na área de ciência e tecnologia, para aprofundar a cooperação entre cientistas brasileiros e indianos nos próximos anos.

 

Um outro acordo firmado entre Brasil e Índia é na área de Previdência Social, com o objetivo de regular os benefícios previdenciários.

 

Para ampliar o combate a atividades criminosas, como corrupção e lavagem de dinheiro, as duas nações também se comprometeram em trabalhar juntas. Também foram firmadas parcerias nas áreas de cultura, recursos minerais, segurança cibernética, saúde e agricultura.

 

O presidente Jair Bolsonaro destacou os resultados da visita à Índia, ressaltando que nunca o Brasil firmou tantos entendimentos com um outro país, de uma só vez. 

 

Brasil e Índia hoje têm um fluxo comercial de US$7 bilhões e, segundo o presidente, com os novos acordos a relação entre as duas nações ficará ainda mais consolidada.

 

Já o primeiro ministro Narendra Modi disse que o Brasil é um grande parceiro da Ìndia e um país confiável; e que os novos atos firmados vão estreitar ainda mais a relação bilateral. 

Últimas notícias
Justiça

Plenário do CNJ julga hoje condutas de Sérgio Moro e Gabriela Hardt 

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça julga, nesta terça-feira, as condutas na Operação Lava-Jato do ex-juiz federal e senador Sérgio Moro; e da juíza federal Gabriela Hardt. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

A ação faz parte de operação da Polícia Federal para combater pornografia infantil. O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho, em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo