Mourão comandará Conselho que vai coordenar ações de proteção e desenvolvimento da Amazônia

Novo conselho

Publicado em 21/01/2020 - 15:25 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O governo vai criar um conselho para coordenar ações de proteção e desenvolvimento da Amazônia. A medida foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais nesta terça-feira. O chamado Conselho da Amazônia será coordenado pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, como explicou Bolsonaro.


“Criamos um conselho sem gastar nada. Quem vai decidir essas questões agora será o Mourão”.


Segundo o presidente, Mourão vai usar a própria estrutura da vice-presidência para coordenar as ações em cada ministério voltadas para a defesa, proteção e desenvolvimento sustentável da região amazônica.


Dentre outras medidas, o Conselho deve criar uma Força Nacional Ambiental, nos mesmos moldes Força Nacional de Segurança Pública, com a diferença que será voltada para a proteção do meio ambiente. Segundo o presidente, o ministro da Economia, Paulo Guedes, deu o sinal verde pra criar a nova força ambiental.


O anúncio da criação do Conselho da Amazônia ocorreu após reunião do Conselho de Governo nesta terça-feira. O chamado Conselhão reúne, periodicamente, os ministros do governo federal.

Últimas notícias
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo